Essa semana vimos circular uma notícia na grande mídia tradicional de que a Petrobras irá reduzir o preço da gasolina em R$ 0,30 e do diesel em R$ 0,10 nas refinarias do país.
E antes de entrarmos se realmente faz sentido esse movimento, vamos lembrar que a Petrobras não antecipa seus movimentos para o mercado, visto que ela é uma empresa que tem ações negociadas em bolsa, e essa é uma informação sensível e que impacta diretamente no preço das ações.
Porém quando olhamos o contexto, vemos que sim o espaço para novas reduções existe, na gasolina por exemplo, o último reajuste aplicado pela Petrobras foi em 01/03, ou seja, mais de 2 meses sem qualquer tipo de movimento no preço da gasolina, e também agora estamos com a safra da cana-de açúcar rodando plena na região centro-sul do país, principal região produtora de etanol, o que faz com que o etanol caia fortemente nas usinas, e consequentemente o preço cai nas bombas, fazendo com que o consumidor também busque pelo combustível mais barato, e ao longo desse período vimos o barril do petróleo cair, o derivado cair e o dólar cair, então, podemos chamar de “a tempestade perfeita”, para que haja uma redução.
E importante lembrar que em 01/06, teremos alteração do ICMS da gasolina, que passará a ser monofásico em todo país, e essa mudança irá gerar aumentos significativos em boa parte dos estados. E um movimento e redução ajudaria a amortizar parte da alta, como ocorreu no final de abril, com o diesel.
Agora olhando para o diesel, também temos um cenário bastante positivo para redução na Petrobras, até para uma queda maior do que a notícia menciona. Hoje a Petrobras tem o diesel mais caro do país, quando comparamos seu preço com os outros players privados, como Acelen e Ream.
Agora nos resta aguardar e saber, quando e quanto será o movimento real que Petrobras irá fazer em seu preço.
- Seja um cliente da Valêncio Consultoria e obtenha gestão e controle sobre os preços dos combustíveis CLIQUE AQUI
Por: MURILO GENARI BARCO | Diretor Comercial
www.valencioconsultoria.com.br