Como sabemos, o mercado de combustíveis tem diversas variáveis que fazem que com o preço sofra alterações, e as variações mais comuns no dia a dia são as variações de refinaria, impostos, biocombustíveis misturados à gasolina e no diesel, e mais do que nunca, desde março/22, o importado passou a ser considerado uma variável para as distribuidoras.
E isso só aconteceu devido ao estouro da guerra entre Rússia e Ucrânia, com a disparada do barril e a escassez de diesel no mundo.
O que não é falado, é que sempre importamos diesel e gasolina, porém sempre foi vantajoso, e a importação sempre foi utilizada como forma de angariar margem por parte das distribuidoras.
Para dar um exemplo do quanto isso impacta no custo de aquisição elaboramos uma análise do quanto essas variáveis impactaram em média para o estado de São Paulo. Lembrando que estamos analisando dados públicos, ou seja, são informações oficiais, publicadas e divulgadas pelos órgãos competentes, como ANP, Petrobras, Confaz, Esalq, e em todas as análises estamos considerando os mix de misturas que cada produto.
Para análise do diesel, consideramos o reajuste aplicado pela Petrobras no dia 08/02/23, onde tivemos uma queda de R$ 0,40/L, consideramos o custo do produto importado acumulado de fevereiro/23, divulgado pela ANP entrando no porto de Santos, a variação acumulada do biodiesel na região sudeste divulgada pela ANP e o PMPF informado pelo CONFAZ.
Levamos em consideração também os dados divulgados pela ANP, do quanto o importado representa na cadeia, e no fechamento do ano de 2022, a informação mais atualizada que temos, é de que o país importou aproximadamente 28% do diesel consumido internamente, e o saldo restante foi produzido aqui.
Para a gasolina também elaboramos a mesma análise, considerando a variação do custo do importado entrando em Santos, variação acumulada do etanol anidro na ESALQ e PMPF.
Com relação a gasolina o mix de importação é menor do que o diesel, nosso volume de importação para o país representa um valor próximo de 12% do volume consumido internamente.
No caso do etanol, consideramos a variação acumulada da ESALQ e PMPF.
Vejam o quanto é importante em uma negociação entender quais as variáveis que compõe o custo de aquisição do combustível que você compra, e que é de extrema importância entender o que está variando dentro da composição de custo.
Estamos dando um exemplo apenas de algumas variáveis, e sabemos que em negociações mais complexas essas variáveis aumentam, e saber como monitorar cada uma delas, e de extrema importância para uma negociação bem-sucedida.
Esse é apenas um exemplo do trabalho que nós Valêncio Consultoria realizamos para nossos clientes, o sucesso de uma boa negociação, está na informação. E quem não tem ou não analisa a informação, está deixando dinheiro da mesa.
Por: MURILO GENARI BARCO | Diretor Comercial