Como não deveria ser diferente, a dinâmica da economia segue atuante e gerando impactos sobre os combustíveis, principalmente o Diesel S10. A sua empresa que necessita comprar diariamente este insumo, neste momento, pode estar arcando com aumentos de custos “justificados” por vários fatores como importação, restrições e biodiesel.
Mas você realmente está no controle e confortável com essas variações?
> A FALTA DE CONTROLE
Quando você se sente desconfiante ou desorientado(a) com aquilo que está acontecendo com os custos dos combustíveis, as variações de preços e os argumentos mencionados a ti, você está passando pelos reflexos do DESCONTROLE.
Isso quer dizer que a falta de um processo ferramental de análise de dados internos e externos resulta em desinformação, que é o cenário ideal para que aumentos de preços ocorram indevidamente sobre os seus custos de compra, como sobre o Óleo Diesel S10.
Os exemplos são infinitos, mas iremos abordar três questionamentos abaixo sobre a importância do controle do custo e da formação dos preços do Diesel para sua empresa, aos quais gostaríamos que você meditasse e tentasse responder:
1 – Qual o percentual de Diesel Importado e Diesel Nacional, compõe a formação de custo do Diesel S10 adquirido pela minha empresa junto a distribuidora?
2 – Qual foi a variação de custo do Diesel Importado na semana de 14/07 a 18/07?
3 – Qual é a margem de remuneração do meu fornecedor a cada litro de Diesel S10 que eu compro dele?
Se você não conseguir responder a alguma das perguntas acima, isso quer dizer que há oportunidades muito claras de melhoria de processos e controle para o maior custo da sua empresa, que é o Diesel.
> NÃO CONSIGO REDUZIR O CUSTO DE ÓLEO DIESEL
Isso é comum, por que sem dados e sem análise não há como construir argumentos comerciais e jurídicos, que proporcionem segurança e assertividade para as negociações com a distribuição, ou você ainda acha que somente uma análise de Benchmarking será o suficiente para negociar o melhor custo deste produto?
Veja abaixo, por exemplo o acumulado de variações dos principais custos que formam os preços do diesel no Brasil em 2025, até junho/25:
DIESEL A REFINARIA

Em 2025, conforme dados oficiais da Petrobras, temos um acumulado de reajustes do Diesel A S10 praticado para as distribuidoras, com impacto final devido sobre o seu preço de compra de R$ -0,1978/L.
DIESEL S10 IMPORTADO

m 2025, conforme dados oficiais da ANP, temos um acumulado de variação do Diesel S10 Importado adquirido pelas importadoras, com impacto final devido sobre o seu preço de compra considerando 30% de importação de R$ -0,0908/L.
BIODIESEL

Em 2025, conforme dados oficiais da ANP, temos um acumulado de variação do BIODIESEL comercializado pelas Usinas às distribuidoras, com impacto final devido sobre o seu preço de compra considerando 14% de mistura de R$ -0,1461/L.
Portanto, considerando somente as variáveis acima mencionadas, vamos imaginar que o preço de aquisição do Diesel S10 da sua empresa em Dez/24 terminou em R$5,3000/L. Isso significa que de Jan/25 até Jun/25 temos um acumulado de queda sobre estes custos de formação de preço do Diesel S10 de R$ -0,4347/L.
Conta básica: R$ 5,3000 – R$ 0,4347 = R$ 4,8653/L (Preço Devido)
Se você controlou, acompanhou e cobrou seu fornecedor baseado em dados e análise, até Junho/25 o preço de compra do Diesel S10 da sua empresa deve estar 8% mais barato que em Dez/24, e essa queda de custo se justifica pela queda do petróleo no período de -9,42% e do dólar de –12%, e considerando um consumo interno de 100.000 litros, isso significa que você deve ter economizado R$ 260.000,00 em seis meses 2025, com a aquisição deste combustível em 2025.
Pesquise agora na sua empresa, qual foi a variação em percentual do preço do Diesel S10 comprado de Jan/25 até Jun/25?
> MAS AGORA O DIESEL ESTÁ EM ALTA
Sim, estamos em um cenário econômico onde o diesel importado está mais caro que o nacional produzido pelas refinarias, reduzindo assim a possibilidade de importar o produto gerando momentaneamente uma virada de supply dos players buscando produto adicional junto a Petrobras, com custo extra.
Mas e a temporalidade do preço e das variações, que mencionamos acima?
Veja, o problema não é os custos do diesel estarem subindo neste momento, mas o real problema são as VARIAÇÕES REPASSADAS INCORRETAMENTE que ocorreram dos principais custos ao longo deste ano de 2025, que você provavelmente não recebeu ou identificou corretamente sobre o seu preço de compra junto ao seu fornecedor, gerando assim um passivo financeiro para o seu negócio.
Imagina, que hoje o seu custo de compra de Diesel S10 é de R$4,8653/L conforme o exemplo acima, e seu fornecedor está com problemas de restrição e custos e repassando um aumento de R$ 0,04/L para te suprir. Com base no preço reajustado corretamente ao longo do ano, o cenário de custo atualizado seria de R$4,9053/L, nos parece justo.
Agora imagina que durante o ano todo você não recebeu as quedas de custo informadas acima, e seu preço hoje ainda continua R$5,3000/L. O aumento de R$ 0,04/L neste momento vivido estará economicamente baseado nos argumentos atuais, mas o histórico de atualização do seu preço está errado, e você estaria hoje pagando R$ 5,3400/L com uma diferença abissal causada pela variação indevida dentro de um período.
> COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA
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Por: Bruno Valêncio • Founder