Ao longo dessa semana, vimos aumentar os rumores de que a Petrobras realizaria uma movimentação de preços nos combustíveis, visto o atual cenário, onde no monitoramento diário do PPI, efetuado por nós da VPricing, mostra que existe um espaço para redução, principalmente no diesel.
A notícia veiculada pelo jornal Valor Econômico, trazendo até mesmo os % que possivelmente seriam aplicados para redução, que poderia variar de 5% a 7% de queda na gasolina e 7% a 10% no diesel, fez com as ações da empresa caíssem na bolsa de valores, obrigando a empresa a publicar um comunicado ao mercado, sobre tal notícia.
E no comunicado ela informa “que eventuais ajustes nos preços dos seus produtos, quando necessários, serão realizados com base em análises técnicas e independentes, considerando a participação de mercado da companhia e a operação otimizada dos seus ativos de refino e logística, em linha com as premissas de sua estratégia comercial.”
Desde a mudança da política comercial da empresa, implementada em 2023, onde ela informou que deixou de seguir o PPI, vimos poucas movimentações de preço, no diesel mesmo o último reajuste ocorreu no final de 2023, ou seja, quase 9 meses sem qualquer reajuste, e como é de conhecimento, temos uma dependência muito grande de diesel importado, cerca de 33% de todo produto comercializado tem origem externa. Isso porque ao longo dos anos nosso parque de refino não se modernizou, a frota de caminhões novos aumentou, consequentemente o consumo de S10 seguiu o mesmo caminho.
Mas a grande questão é seguinte, se o PPI não é mais utilizado, faria sentido nesse momento uma redução, já que a empresa olha outros fatores?
E é aí que vem a grande controvérsia, se Petrobras reduz o preço agora, ela está seguindo exatamente o PPI, mostrando que todo o discurso de abrasileirar o preço dos combustíveis foi apenas político.
E claramente isso foi utilizado ao longo dos anos, o combustível é uma ferramenta política, que o governo tendo o poder de decisão na mão, não importa o prejuízo que esse movimento irá gerar, o importante é estar com a imagem política em dia.
A grande verdade é que a Petrobras construiu apenas uma narrativa de que sua política foi alterada, para que não haja aumento de preços nos combustíveis. Só que o grande problema, é que a Petrobras também importa, e quando o PPI não está favorável, ela paga mais caro, e vende aqui no nosso mercado ao seu preço praticado, gerando assim uma perda financeira gigantesca, como é possível ver em seus balanços, e o reflexo disso, veio no segundo trimestre, onde a empresa reportou um prejuízo bilionário.
E a história de que a Petrobras é nossa, que ela não precisa dar lucros exorbitantes, cai por terra, pois o maior acionista da empresa é o governo federal, e quando a empresa está lucrativa, ela paga mais dividendos, pagando mais dividendos, eles vão diretamente para os cofres públicos, onde esse dinheiro poderá ser revertido em benefício de todos.
Já vimos essa histórico num passado recente, aguardamos as cenas dos próximos capítulos, para saber qual será o posicionamento da empresa.
Por: Murilo Barco – Diretor Comercial
VPricing.