Você já deve ter ouvido a seguinte expressão: “Dados são o novo petróleo” , e isso quer dizer que possuir banco de dados e executar análises destas informações vai te ajudar a tomar decisões lucrativas, seja para evitar custos desnecessários como buscar novas receitas com impactos sobre o preço.
Quando trazemos este conceito para o mercado de combustíveis, a cultura de pricing se torna a mola propulsora da análise destes dados, pois é uma estratégia de desenvolvida a partir da avaliação de um conjunto de informações, cálculos, pesquisas e insights, cujo objetivo é aproximar o valor do produto à realidade de custo x expectativa do consumidor.
Para isso existem várias formas de trabalhar a estratégica de preços dentro de uma empresa, como benchmarking ou breakdown de custos com parametrização de variáveis, até mesmo a análise de inventário é uma forma de estratégia para precificação de produtos, mas a velha máxima sempre vai permanecer:
“Para vender algo por preço competitivo, você precisa comprar pelo melhor preço possível”.
Portanto, o segredo do pricing está no custo de aquisição, que é a principal variável de despesa de uma empresa logística ou posto revendedor.
Exemplificando, o diesel em uma empresa logística hoje representa 30% do custo mensal, e em um posto de combustíveis comprar combustíveis para revender pode representar até 35% do custo, por isso a importância de cuidar muito bem do preço de aquisição destes produtos, pois uma variação de 0,5% possui um peso muito grande sobre o custo do negócio, mas muitas vezes a velocidade de repasse desse custo não acompanha a volatilidade.
Aqui entra então a Gestão dos Custos dos Combustíveis, que é um trabalho desenvolvido de forma pioneira e tecnológica pela Valêncio Pricing, através de uma plataforma de inteligência de dados que analisa diariamente os custos de composição dos preços dos combustíveis adquiridos pela sua empresa ou posto revendedor, indicando prejuízos indevidos e orientando a área de supply chain ou gerente do posto, a tomada de decisões pertinentes para correção do preço de aquisição, a fim de manter a melhor condição comercial devida para o seu negócio:
Veja um exemplo de como prestamos este serviço:
A lei de acesso à informação N 12.527 / 2011, transformou o mundo dos negócios no Brasil e os órgãos reguladores como a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis tem como prerrogativa informar e proporcionar acesso aos brasileiros dos dados dos mercados em que elas regulam, então a VPricing é uma empresa de tecnologia em preços que utiliza dados públicos com valor jurídico para analisar as suas condições comerciais de aquisição de combustíveis junto aos seus fornecedores, com foco na redução de custo e preservação do preço justo de aquisição, ou seja, que seja benéfico para comprador e vendedor.
Estes dados públicos precisam ser lidos e analisados para a realidade do seu negócio e às agências públicas trazem a luz os dados macros do mercado, mas é preciso realizar um tratamento destas informações e alinhá-las a sua empresa, por isso a nossa plataforma tecnológica é importante, porque executa essa leitura e adaptação para cada empresa.
Por exemplo, se a sua empresa está localizada na região Centro-Oeste, o custo do biodiesel publicado semanalmente pela ANP deve ser calculado de acordo com essa localidade, lembrando que o custo informado pela ANP é o custo de venda realizado pelas usinas produtoras para as bases de distribuição de cada região.
Finalizando, a gestão do custo de aquisição dos combustíveis dentro do conceito de pricing e do mundo tecnológico de hoje em dia, é fundamental para as melhores tomadas de decisão, para o controle dos custos e a manutenção da qualidade financeira de qualquer empresa. A análise de dados e o controle dos preços é a diferença entre empresas que reportam lucro ou prejuízos.
Saiba mais sobre nossa ferramenta acesse o nosso site www.valenciopricing.com.br
Por: Bruno Valêncio – Founder
VPricing.