Não é de hoje que falamos sobre a importância de acompanhar cada item que compõe o custo do diesel e a também sobre as parametrizações dos preços, baseadas em índices mensuráveis e oficiais. Pois temos acompanhando uma queda relevante nos custos do diesel importado que entrou no país desde meados de Julho até a última divulgação da ANP.
É importante ressaltar que os custos divulgados pela ANP, por portos e bases do país já contemplam todos os custos de internalização e frete no caso das bases, conforme informação do próprio órgão regulador.
https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/precos-de-paridade-de-importacao
Mas afinal de contas, de quanto foi a queda ocorrida desde a divulgação do dia 15/07 até a divulgação ocorrida ontem 26/08?
R$ 0,3539/L
Conforme mostra o gráfico abaixo, com as informações retiradas do próprio site da ANP, e que estão disponíveis em nossa plataforma.
Até junho/24 o país comercializou pouco mais de 21,8 bilhões de litros de diesel S10 do tipo B, ou seja, o com a mistura de biodiesel. Considerando a atual mistura de 14%, o país consumiu 18,78 bilhões de litros de diesel S10 A.
Enquanto no mesmo período, importou 6,9 bilhões de litros, conforme informação retirada do site da ANP.
Totalizando assim, uma dependência de importação de 36,74% do volume comercializado no país.
Com queda de R$ 0,3539/L no diesel importado, levando em consideração o mix de 36,74%, o custo do diesel S10 deveria cair em torno de R$ 0,13/L. Um impacto bem significativo, se levarmos em consideração um cliente que consumiu nesse período 1 milhão de litros, isso representa uma economia de R$ 130.000,00.
Mas será que sua empresa ou posto no mesmo período viu o preço do seu diesel cair nessa proporção ou viu um movimento contrário, de alta, por parte das distribuidoras?
Sabemos que o mercado está em constante mudança e essa mudança precisa fazer parte das negociações de combustíveis, aprimorando os conhecimentos, sobre as variáveis que compõem o preço final do produto que compra, como ele é impactado por essas variáveis, quais índices devo avaliar para monitorar esses impactos. Todos esses fatores são fundamentais para uma boa negociação e evitar que esse ganho vá para a margem da distribuidora, enquanto deveria ir para sua operação.
Por esse motivo vemos uma resistência tão grande das distribuidoras em parametrizar os preços, principalmente para os postos, pois com o preço “livre”, elas podem fazer o que bem entendem com ele. E assim vemos os resultados extraordinários de margens em seus balanços.
Por: Murilo Barco – Diretor Comercial
VPricing.