Estamos iniciando o mês de junho, vindo de uma semana de encerramento de mês, com movimentos importantes nos preços por parte das distribuidoras, onde os repasses que estão sendo feitos, tem sido de alta para todos os produtos.
Mas será que realmente esses movimentos aplicados estão vindo de acordo com os dados oficiais ou existe a tão famosa captura de margem, que as distribuidoras fazem, toda vez que acontece algum reajuste?
Nas últimas semanas de maio, tivemos vários reajustes de alta, principalmente por parte das 3 principais distribuidoras, e as principais alegações, principalmente para o diesel, é a alta que o biodiesel vem sofrendo e também a variação do custo do diesel importado.
Vamos então aos dados oficiais, divulgados pela ANP, que levam em consideração as informações que são disponibilizadas pelos agentes de mercado, ou seja, as próprias distribuidoras, importadoras e produtores. Pegando o porto de Santos como exemplo, no acumulado de maio/24, tivemos as seguintes variações semanais no custo do diesel importado.
E como forma de trazer ainda mais transparência para o público em geral, a ANP disponibiliza o fluxo de combustível, que cada estado tem. Em São Paulo, por exemplo, apenas 3,6% do diesel S10 consumido pelo estado é fruto de importação, segundo os dados do ano de 2024. Veja abaixo o dashboard.:
Portanto, se levarmos em consideração a variação acumulada de maio para o diesel S10 que foi de R$ 0,0567/L, 3,6% representaria um impacto de R$ 0,0020/L.
Já para o biodiesel, que segundo as distribuidoras foi o principal vilão, veja o comportamento do custo de comercialização médio ponderado pago pelas distribuidoras na região sudeste, segundo dados oficiais da ANP. Lembrando que devemos considerar a mistura de 14%.
De acordo com os dados oficiais em maio, a alta do diesel importado anulou a baixa do biodiesel, portanto não deveria ter qualquer variação para o estado de São Paulo, no exemplo utilizado por nós.
Os índices que fazem com que gasolina e etanol sofram variações, também tiveram o comportamento muito parecido.
Vejam abaixo a variação do etanol hidratado e do anidro.
Você revendedor ou grande consumidor, será que teve o seu custo reajustado de acordo com essas informações?
Por isso sempre batemos na tecla da parametrização dos reajustes, pois ela traz mais transparência na relação, já que as distribuidoras se dizem tão parceiras de seus clientes, qual o problema de seguir tais índices, já que os mesmos são informados por elas mesmo.
É como o significado de parceria diz.: Parcerias são acordos mutuamente benéficos entre duas ou mais partes, com responsabilidades partilhadas aos mais diversos níveis.
Nada mais justo do que trazer o benefício para seu parceiro.
Mas infelizmente na prática não é assim que ocorre, toda vez que algum benefício aparece, ele é mascarado e vira margem.