Sempre frisamos a importância de monitorar cada item que compõe os custos de aquisição dos combustíveis, pois em um negócio de centavos, alguns milhões podem ficar na mesa, por falta de acompanhamento.
O mês de abril se encerrou e você saberia informar se os seus custos de aquisição, tiveram variações condizentes com os principais índices que compõem o custo de cada um dos produtos que você compra?
Se sua resposta for negativa, é o momento de pensar em como você vem acompanhado seu negócio, pois ele não resume somente aos preços de venda, no caso dos postos ou a qualquer outro item na categoria de compras, para os grandes consumidores. Para os postos os combustíveis é o principal insumo, para que o negócio funcione, sem ele a função de ser um posto de combustíveis não existiria, para alguns segmentos da economia, o combustível é o principal custo, até maior do que a folha de pagamento, como no caso de ferrovias, usinas, transportadoras, dentre outros segmentos.
Por esse motivo, acabamos sendo insistentes nesse assunto, pois entender o que acontece, como acontece e porque acontece tal variação, faz parte das responsabilidades de quem está no dia a dia da negociação.
Abaixo segue o fechamento dos principais indicadores que compõem os custos de aquisição de cada combustível.
BIODIESEL
O impacto demonstra uma média Brasil, já considerando a mistura vigente de 14%.
DIESEL IMPORTADO
O Impacto leva em consideração o preço médio do diesel que entrou nos portos do país, considerando um volume de importação de 30%.
ETANOL
Os valores representam a variação no principal polo produtor do país, o estado de SP, considerando a variação do etanol hidratado, e do etanol anidro, respeitando a mistura atual de 27,5%.
Lembrando que para algumas regiões do país, que tem como principal fonte supridora as refinarias privadas, temos que levar em consideração as variações semanais que elas realizaram nos seus custos de comercialização.
Acompanhar cada um desses itens, tem que fazer parte da sua gestão, pois não entender o que acontece com o seu preço, está deixando o resultado do seu negócio na mão das distribuidoras, que a cada trimestre que passa vem tendo resultados surpreendentes. E a partir dessa semana daremos início a temporada de divulgação dos balanços referente ao primeiro trimestre do ano de 2024.
E a expectativa é de que os resultados venham muito em linha com o que aconteceu no final de 2023, com margens robustas.
E seu negócio será que está tendo o mesmo resultado ou você vem sofrendo para sobreviver?
Um choque de gestão deve estar em seus planos, não somente para realizar suas compras, mas em todo seu negócio. Vivemos a era da informação, e ela tem um valor imensurável e é cada dia mais acessível, e nós da VPricing, estamos aqui para lhe ajudar na gestão dos seus custos de aquisição.