Falar em preços de combustíveis é abordar um tema de interesse abrangente, pois através do preço é que ocorre a consolidação de todas as políticas econômicas de um segmento, gerando assim a fotografia econômica de um país. Portanto, a gestão do preço é fundamental para a saúde financeira de todo e qualquer negócio.
Direcionando essa premissa para o mercado de combustíveis, com foco nos postos revendedores e empresas consumidoras de adquirirem combustíveis para seus negócios, a necessidade da cultura de PRICING é essencial, pois as variáveis de composição do preço de aquisição dos combustíveis é complexa.
Vejamos os exemplo abaixo de variáveis que compõe os custos dos combustíveis:
- Custo Refinaria Gasolina A
- Custo Etanol Anidro
- Custos Logísticos
- Impostos Federais
- Impostos Estaduais
- Misturas Reguladas
- Encargo Financeiro
- Prazo de Pagamento
- Margem de Remuneração
- Custo Refinaria Diesel A
- Custo Diesel A Importado
- Custo Biodiesel
- Custos Logísticos
- Impostos Federais
- Impostos Estaduais
- Misturas Reguladas
- Encargo Financeiro
- Prazo de Pagamento
- Margem de Remuneração
São muitas as variáveis que compõem a formação de preços dos combustíveis no Brasil, e a depender do tipo de negociação podem ser adicionados outros aspectos específicos. O importante é saber que cada uma destas variáveis possui uma fonte oficial, que contém valor jurídico, e isso transforma a forma que o comprador possui de negociar os preços de aquisição dos combustíveis. A exemplo o Custo Refinaria, conforme a Resolução ANP N 795 de 05/07/2019 as empresas produtoras e importadoras de combustíveis no Brasil são obrigadas a publicar em seus sites, os preços de comercialização de seus produtos às distribuidoras por modalidade de bombeio, ou seja, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que é o órgão responsável pela regulação do mercado de petróleo e combustíveis no Brasil, determina que os preços de compra das distribuidoras de cada tipo de combustível derivado do petróleo seja publicizado por aqueles que produzem e vendem estes produtos.
Veja que essa mudança é recente, antes de 2019, não havia obrigação por parte dos produtores de informarem seus preços de venda, mas como a transparência e o acesso a informação é uma premissa das boas práticas econômicas e o Brasil tem adotado políticas e leis que cumpram as premissas da lei de acesso à informação, desde 2016 temos vivenciado mudanças profundas desse tema, e hoje em dia é possível ter acesso a todos os dados e custos que compõem os preços dos combustíveis.
Sendo assim, o ponto em foco deste texto é a PARAMETRIZAÇÃO de REAJUSTES, e parametrizar nada mais significa que estabelecer parâmetros e inserir algo em padrões.
Porque isso é importante?
Se o mercado de combustíveis vem mudando desde 2016 e os dados de composição de custos dos combustíveis são públicos, porque os reajustes aplicados pelas distribuidoras aos postos de revendedores não seguem dados públicos? Porque o mercado consumidor ainda assina contratos sem fórmula paramétrica de preços com as distribuidoras?
Não faz sentido algum não parametrizar os reajustes dos preços de combustíveis do seu negócio, pois o mercado mudou e os fornecedores não querem estimular a cultura de GESTÃO DE PREÇOS em seus clientes, pois isso traz previsibilidade de custo ao cliente, isso evita que os reajustes sejam maiores que o dado oficial ou menor que o dado oficial, isso impacta os resultados de EBITDA daqueles que por lei são os únicos que podem vender os combustíveis diretamente para postos e empresas consumidoras, isso evita a sobretaxação indevida de margem de remuneração e praticamente resolve o problema de abuso econômico por posição dominante.
A parametrização dos preços é um mecanismo urgente e necessário para resolver problemas como o que vimos essa semana por exemplo no Distrito Federal, onde o sindicato dos combustíveis foram surpreendidos por aumentos no Etanol e na Gasolina aplicado pelas distribuidoras a bel prazer para os postos do estado, sem comprovação de dados ou alinhamento prévio disso. Leia a Matéria
Enquanto os clientes não se posicionarem e negociarem essa mudança na forma de comprar combustíveis, todo um país sofrerá pela falta de gestão. Essa é uma das missões da Valêncio Pricing, contribuir para a mudança cultural da gestão em preços de combustíveis no Brasil, trazendo transparência e igualdade de armas nas negociações dos preços, promovendo benefícios sociais através de nossa expertise.
Já imaginou ter os reajustes sobre os preços de aquisição dos seus combustíveis controlados e parametrizados, conforme abaixo:
A Valêncio Pricing está aqui para ajudá-lo a implantar uma nova cultura de GESTÃO em PREÇOS de COMBUSTÍVEIS. Entre em contato conosco, para que possamos te apresentar como podemos te ajudar.