Não é de hoje que falamos sobre a importância de um acompanhamento próximo sobre a gestão dos custos de aquisição dos combustíveis, pois vivenciamos diariamente como o mercado mudou e como as práticas de repasses do segmento de distribuição também mudaram ao longo dos anos.
E essa evolução ainda não aconteceu na mesma velocidade para a grande maioria dos compradores/gestores, e isso os deixa reféns do mercado e também de negociações mal feitas, que colocam muitas vezes em risco a organização ao qual esse comprador/gestor faz parte. O que nos deparamos em diversas abordagens, é que muitos desses gestores se sentem culpados, por não conseguirem acompanhar de perto tudo o que acontece com os seus custos, e claro isso na grande maioria das vezes não é sua culpa ou da organização ao qual ele faz parte, pois em sua grande maioria, as organizações, não tem um negociador especialista no segmento, e esse gestor ele não negocia apenas combustível, ele negocia diversos outros itens, que também são necessários para o bom funcionamento da organização.
Com esse acúmulo de tarefas, o gestor acaba na grande maioria das vezes “apagando incêndios”, e uma conta que tem um peso muito relevante, acaba sendo tratada como mais um KPI, dentro dos diversos negociados por ele.
E é aí que entra o nosso papel, enquanto empresa especializada nesta gestão, temos como principal objetivo, facilitar a vida de quem compra combustível, trazendo de forma prática e clara, tudo que pode impactar diretamente em cada item que compõe o custo final do combustível, tudo isso aliado a tecnologia, onde esse gestor, não precisa ter o conhecimento profundo de todos os itens que compõe o seu custo final, mas sim é importante saber pelo menos o básico, para que no momento de uma abordagem comercial, ele saiba qual caminho seguir e qual decisão tomar.
Além de toda tecnologia, damos todo suporte para esse gestor, pois vivemos na prática o segmento, e isso nos dá conhecimento de causa sobre o que entregamos, para quem utiliza nossos serviços.
Mas como vejo isso na prática? Como as informações são transmitidas e analisadas?
Essas são as perguntas mais comuns que recebemos, quando realizamos uma primeira abordagem.
Nosso trabalho, se consiste em analisar dados, ou seja, recebemos o histórico de compras do cliente, e todas as informações, como data de emissão da nota fiscal, volume, preço, dentre outros dados, com isso em mãos, carregamos esses dados em nossa plataforma, que irá gerar um dashboard, onde é possível acompanhar o que está acontecendo com seus custos ao longo do tempo, se os reajustes estão sendo aplicados corretamente, margem de contribuição presumida que esse custo representa para a distribuidora, o quanto foi consumido e gasto com cada produto, podendo acompanhar apenas um ponto de abastecimento ou diversos ao mesmo tempo.
Esse é um exemplo do dashboard de gestão:
Outros painéis de gestão também estão disponíveis dentro da plataforma, e todos eles são alimentados com informações públicas e oficiais, o que dá tranquilidade de que os dados ali informados são reais.
Tudo isso tem um valor enorme para quem está nesse dia a dia das negociações, e a informação é crucial para tomada de decisões assertivas.
Mas o investimento se paga?
Vamos pegar nosso PLANO PRÓ como exemplo, pois a partir dele, você terá acesso a nossa plataforma, porém sem a análise do dashboard. O investimento dele é R$ 999,00/mês.
Para um grande consumidor, que tem um consumo na ordem de 250 mil litros de diesel mês, ele provavelmente deve ter um histórico de compra com pedidos de 10 mil litros ao dia, considerando que ele compre em 25 dias do mês. No estado da Bahia por exemplo, que é atendido pela Acelen e tem movimentações de preços semanais, se nosso modelo de tendência, indicasse que na semana a expectativa é de que o preço suba, e ele compre a mais 5 mil litros por dia, mantendo seus estoques mais cheios, estamos falando de pelo menos 5 cargas de 5 mil litros, ou seja, 25 mil litros a mais na semana, pegando como exemplo a última alta aplicada pela Acelen no diesel, que ocorreu em 01 de fevereiro, ela foi de R$ 0,2846/L, o que deve gerar um impacto no custo de R$ 0,2504/L, considerando a atual mistura de 12%. Essa antecipação de 25 mil litros, representou para ele, uma economia de mais de R$ 6.000,00. Será que o investimento se pagou?
Isso levando em consideração apenas a informação de acompanhamento da paridade, não falamos, do repasse de biodiesel, alteração de impostos, custo de produto importado, etc.
Por esse motivo ter a informação gera economia, e faz com que seu negócio evolua, e nós da VPricing, estamos aqui para te ajudar nessa gestão.