Desde que a Petrobras instituiu uma política de preços em 2016 para estabelecer os valores a serem cobrados pelos combustíveis derivados do petróleo, o diesel S10 importado tornou-se uma variável essencial para composição dos custos dos estoques das distribuidoras, e também mais uma variável da gestão da composição dos preços finais dos combustíveis.
Isso ocorre simplesmente porque o Brasil não é autossuficiente em refinar este tipo de produto, por uma deficiência estrutural tecnológica das nossas refinarias. Por este motivo, o mercado brasileiro importou em 2023, segundo dados da ANP e o Ministério de Comércio Exterior, 27% do diesel S10 consumido.
O mais curioso é que 50% destes 27% foram importados pela Petrobras, ou seja, é um fato de que nossas refinarias principalmente no norte e nordeste do país, não possuem tecnologia para produzir Diesel S10 a ponto da Petrobras importar sozinha 13,5% do volume de diesel S10 comercializado, o restante foi importado pelo mercado, e aqui leia-se tradings e distribuidoras.
Sendo assim, está evidenciado que importar diesel S10 não é algo sazonal e sim estrutural, e por assim ser, faz parte da formação de preços finais dos combustíveis no Brasil.
Como o diesel é derivado de uma commodity, naturalmente no livre mercado ele sofre variações todos dias em função das cotações, e por causa disso o custo do diesel importado sofre variações de preços semanais no mercado internacional para ser adquirido pelas tradings e distribuidoras. Isso quer dizer que há momentos em que comprar diesel S10 importado pode ser um benefício em relação ao preço da Petrobras, bem como pode representar um malefício necessário.
O ponto que se apresenta é : “Como meu preço de aquisição deve se comportar?”
A resposta é simples, seu preço de aquisição por óbvio deve seguir a dinâmica de mercado, ou seja, se os preços da cotação do petróleo caem, isso se refletirá sobre o custo do diesel S10 importado. Esse diesel S10 importado representa em média 30% da composição dos estoques das distribuidoras, sendo assim o preço do diesel S10 que você adquire é formado por 30% de diesel S10 importado e 70% de diesel S10 nacional. Portanto, é possível presumir que o mercado no ano de 2023 deve ter deixado muito dinheiro na mesa com as distribuidoras, por conta do diesel S10 importado:
Abaixo segue gráfico da dinâmica dos preços do diesel S10 importado no ano de 2023, com base nos dados da ANP:
O ano de 2023 foi caracterizado pela importação massiva de diesel S10 importado da Rússia, o Brasil se tornou um dos maiores importadores de diesel russo no mundo. Considerando que os estoques das distribuidoras são compostos por 30% do produto importado, isso representou em 2023 uma queda de R$ -0,3504/L sobre o preço do diesel S10 final comercializado no Brasil.
Pergunto: “Você conseguiu identificar esse benefício de queda sobre o seu preço de aquisição em 2023?”
É aqui que nasce o cerne da necessidade da Gestão em Preços de Combustíveis, que é o pilar do trabalho desenvolvido por nós da Valêncio Pricing.
Imagina uma transportadora que consome em média em um ano 1.000.000 de litros de diesel S10. Estamos falando em um prejuízo não identificado de R$ 350.000,00 no ano, além disso a referência do preço de aquisição ao fim do ano de 2023 deveria estar em consonância com a variação deste custo do importado, como no gráfico, em Jan/23 o custo médio do importado foi de R$ 4,43/L e em Dez/23 foi de R$ 3,54/L.
Portanto, o pricing e a gestão dos custos e dos preços dos combustíveis é fundamental para que o gestor de aquisição ou de compras deste insumo, consiga efetivamente ter controle, poder de negociação e resultados concretos para compra de diesel.
A Valêncio Pricing é pioneira na entrega deste tipo de serviço no Brasil, através de uma plataforma completa e integrada de análise e controle dos seus custos de combustíveis.
Não perca mais dinheiro comprando de forma descontrolada o seu maior insumo, conheça nossos serviços e veja como ter uma gestão completa dos custos dos combustíveis.