Estamos no aproximando do final de 2023, ano muito intenso para o segmento de combustíveis no país, principalmente com a mudança de Presidente, e consequentemente mudanças na principalmente empresa do segmento do país, a Petrobras, onde vimos mudança de política de preços, retorno de impostos federais, mudança na cobrança dos impostos estaduais, produto importado, como sendo uma das variáveis que mais gerou discussão entre quem negocia, CBIOS, biodiesel, e por aí vai.
Vivemos também a era da informação, onde quem tem acesso a ela, tem o poder de tomar decisões de forma muito mais assertiva, e para quem está no front das negociações de combustíveis, elas são de extrema importância, evitando perdas financeiras e negociações que sejam benéficas apenas para uma das partes.
E como todo final de ano, tradicionalmente paramos e repensamos tudo o que fizemos ao longo do ano, para que possamos fazer melhor no ano seguinte, é assim tanto em nossa vida pessoal, como nos negócios, e devemos sempre estar preparados para mudanças que ocorrem ao longo desse trajeto.
E esse é nosso papel enquanto empresa, ajudar nossos clientes e estarem preparados para todas as mudanças de cenários que temos e que teremos, logo no início do ano de 2024, já teremos alterações de impostos federais, e na sequência impostos estaduais, existe também a possibilidade de mudanças na mistura de biodiesel vigente no diesel, e qual o impacto de tudo isso no meu preço?
Teremos também a tão falada reforma tributária, e os combustíveis têm tratamento diferenciado dentro dela, e poderemos ter impactos importantes.
O combustível ele é sempre um tema de muita repercussão, pois ele mexe diretamente com a vida das pessoas, seja no preço dos alimentos, transportes, energia, e por esse motivo é de extrema importância ter o maior nível de informações possível, pois o sucesso de quem está no dia a dia das negociações é a informação.
Se dentro do seu negócio, você ainda tem aquele velho controle, feito no papel e caneta, infelizmente você está fadado a ser engolido pelo mercado, nós da Valêncio, queremos simplificar a forma de como você analisa e receber as informações que geram impacto no seu negócio e podemos lhe ajudar a melhorar seu processos, e ter maior assertividade nas suas tomadas de decisões.
Por: Murilo Barco– Diretor Comercial