Estamos iniciando o último mês do ano de 2023, e existe uma grande expectativa de que Petrobras realize uma redução nos preços dos combustíveis, e o cenário atualmente é propício para tal movimentação.
Desde novembro/23, o Ministro de Minas e Energia, vem pressionando a Petrobras para que ela reduza os preços dos combustíveis no mercado interno de refino, por conta da queda do barril e do dólar.
É claro que essas cobranças geraram atrito entre o presidente da Petrobras e o Ministro, onde o presidente da Petrobras disse que não iria repassar a volatilidade para o mercado interno, como fez por exemplo, em agosto/23, onde chegamos a ter o preço no mercado interno R$ 1,20 mais barato do que o produto importado.
Seguindo a mesma lógica dos últimos reajustes aplicados pela empresa, a expectativa é que tal movimentação acorra agora em dezembro/23, com perspectiva de redução, principalmente para o diesel. E se esse movimento ocorrer, será o último cenário de redução no preço dos combustíveis no curto prazo.
No primeiro dia de janeiro/24 teremos o retorno total do PIS/COFINS para o diesel, que deve gerar um aumento na ordem de R$ 0,33/L, e no primeiro dia de fevereiro/24, teremos as alterações dos valores da monofasia do ICMS, com impacto de R$ 0,1521/L na gasolina e R$ 0,1179/L para o diesel.
Lembrando que essas alterações são impactos de fatores internos, mas existe também possíveis impactos externos, que devem afetar o preço do barril, a OPEP+ cogita cortar a produção de petróleo em 2 milhão de barris por dia para o 1T24, e o Brasil avalia um convite para fazer parte do cartel a partir de 2024. Caso isso ocorra, haverá mais uma redução na oferta de petróleo para o mundo, e com o Brasil tendo que se aliar às decisões do cartel, que sempre visa manter as cotações da commodity próximos a US$ 100,00/bpd.
Por esse motivo é de extrema importância postos e consumidores finais, preparem seus caixas, pois a perspectiva de curto prazo é de aumentos significativos, principalmente para o diesel, que tem uma representatividade importante de custos no segmento de transporte.
Por: Murilo Barco – Diretor Comercial e Bruno Valêncio – Founder