Durante a temporada de divulgação de balanços pelas empresas listadas na bolsa de valores, uma das que gera a maior expectativa é divulgação dos resultados da Petrobras, e não é para menos, é uma das maiores empresas do mundo, e claro existe também a grande preocupação, que é o fator político, pois já vimos no passado a empresa sofrer danos imensos, por ser utilizada como ferramenta política.
No resultado divulgado, que é referente ao 3 trimestre do ano, Petrobras reportou um lucro de R$ 26,6 bilhões de reais, uma queda de 42,1% em relação ao mesmo período do ano passado, e uma queda de 7,5% em relação ao 2 tri de 2023.
Vemos no 3 trimestre um aumento nas vendas de diesel de 11% em relação ao 2 trimestre, muito relacionado ao fator de utilização das refinarias que está em 96%, porém quando analisamos o acumulado do ano, a empresa apresenta uma leve queda na comercialização de diesel de 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado, e um ritmo menor nas importações de diesel por parte da Petrobras, no acumulado do ano a empresa importou 38,6% menos do diesel do que no mesmo período do ano passado.
Isso mesmo claramente que a empresa está deixando a responsabilidade de importar para o mercado.
Alguns pontos interessantes, é que muito se fala do refino, porém é dele que vem a menor margem da empresa. O maior ganho financeiro está da exploração, que tem uma margem de 69%, enquanto o refino e comercialização tem uma margem 9%, mesmo representando o maior faturamento da empresa.
Apesar da empresa ter apresentado um resultado sólido e se mostrar muito eficiente, ainda é preciso se analisar tudo com muito cuidado, pois como já vimos no passado, infelizmente essa empresa que é gigante teve um passado muito ruim nas mãos da corrupção, e torcemos para que ela continue crescendo e ajudando no desenvolvimento do nosso país.
Por: Murilo Barco – Diretor Comercial