• Home
  • Indicadores
  • Artigos
  • Home
  • Indicadores
  • Artigos

Resultados Distribuição 3T25

  • Publicado em 20/11/2025
  • Por: Murilo Barco

Na última sexta (14/11), encerrou a temporada de divulgação dos balanços do segmento de distribuição de combustíveis, referente ao terceiro trimestre.

Com o aumento das operações contra o mercado irregular de combustíveis, vimos uma evolução dos resultados das “Big Three”, porém com cenários bem diferentes entre elas. Ultrapar, dona da Ipiranga, se destacou pelo lucro sólido, com crescimento de volume e um bom EBITDA, Vibra se destacou pela geração de caixa, redução do endividamento e melhorias operacionais, enquanto Raizen ainda exige cautela, principalmente pelo aumento de sua alavancagem financeira.

Para auxiliar a sua compreensão, apresentamos as notícias e análises de canais de imprensa.

Ultrapar – Infomoney – clique aqui

Vibra – Investing – clique aqui

Raizen – Cana Online – clique aqui

VOLUME

Em média a comercialização de volume das 3 principais distribuidoras totalizou 22.887 mil/m3, no 3T25, um crescimento de 8% em relação ao 2T25.

Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 1,66%, aumento esse relacionado a saída de players que atuavam irregularmente no mercado de distribuição, conforme apontado por elas em seus balanços.

MARGEM EBITDA

Em média, a margem EBITDA obtida por essas empresas no 3T25, ficou na casa de R$ 178,00/m3 ou R$ 0,1780/L, um crescimento de 6,58% em relação ao 2T25.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 7,23%.

E parte desses resultados vieram também, devido a recuperação de créditos de ICMS, na base de cálculo de PIS/COFINS.

PONDERAÇÕES FINAIS

O cenário de distribuição de combustíveis no último trimestre, mostra uma melhora, principalmente após a Operação Carbono Oculto e seus desdobramentos, tirando do segmento distribuidoras que atuavam de forma irregular, e ajudando a impulsionar os resultados financeiros e de volumes de empresas que atuam de forma regular.

Apesar do avanço o mercado tende ainda a passar por muitas mudanças, e novos desdobramentos devem acontecer, favorecendo ainda mais as distribuidoras, os postos e consumidores.

Por: Murilo Barco • Diretor Comercial

Receba diariamente as últimas notícias sobre o mercado de combustíveis

Obrigado!

Você se juntou com sucesso à nossa lista de assinantes.

A Valêncio Pricing é pioneira na prestação de serviços em gestão dos Preços de Aquisição de Combustíveis.

VPricing

  • Business Intelligence
  • Sobre Nós
  • Planos

Contato

  • WhatsApp
  • Suporte
  • Política de Privacidade

© 2024 VPricing – Todos os direitos reservados