• Home
  • Indicadores
  • Artigos
  • Home
  • Indicadores
  • Artigos

Os Revendedores Mineiros Denunciam Aumento de Preços

  • Publicado em 01/08/2025
  • Por: Bruno Valêncio

No último dia 30/07, os postos revendedores de Minas Gerais por meio do Minaspetro vieram à mídia denunciar aumentos de preço de aquisição de diesel de até R$0,10/L aplicados pelas distribuidoras sem justificativa. LEIA AQUI.

Segundo a notícia, a entidade informa que às vésperas do aumento do percentual de mistura de biodiesel de 15% esse aumento sem justificativa por parte da distribuição se torna algo oportunista para ganho de margem, gerando um sentimento de revolta por parte do consumidor final que recai somente sobre o posto de combustível.

Acerca dessa notícia, repercutirmos:

A LEI Nº 12.529, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011 que versa sobre a Estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, a Prevenção e a Repressão às Infrações Contra a Ordem econômica, explica:

“Art. 36.  Constituem infração da ordem econômica, independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir os seguintes efeitos, ainda que não sejam alcançados: 

I – limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa; 

II – dominar mercado relevante de bens ou serviços; 

III – aumentar arbitrariamente os lucros; e 

IV – exercer de forma abusiva posição dominante.”

Entendemos então conforme a lei acima, que o aumento arbitrário de lucros, e veja, que arbitrário significa: “baseado na vontade ou capricho de alguém, sem regras ou princípios lógicos, ou que é opressivo e despótico”, pode ser caracterizado como infração à ordem econômica, e por óbvio se tornar uma forma abusiva de posição dominante.

Quando o custo do combustível que você compra do seu fornecedor para a sua empresa ou posto de combustível, aumenta indevidamente, não reduz quando devido, não é justificado, comprovado, negociado, calçado por uma lógica econômica, você certamente está custeando e pagando pelos caprichos arbitrários de alguém.

A reclamação dos postos do estado de Minas Gerais é legítima, porque no dia a dia deles se verifica uma atualização quase que diária nos preços de aquisição dos combustíveis, sem nenhum tipo de comunicação, alinhamento e comprovação, e isso não é de hoje.

Não há problema algum em aumentar a margem de lucro, melhorar os resultados financeiros, somos a favor do equilíbrio financeiro para todos. O problema aqui é o “arbitrário”, ou seja, não parametrizar e definir as regras de como serão essas atualizações de custos e preços.

O sentimento do revendedor, naturalmente, é o de que está sendo passado para trás, ou que está pagando a conta por erro ou equívoco que não foi causado por ele, por exemplo em caso de Leilões Petrobras que é um instrumento contratual da relação entre Petrobras x Distribuidora, mas funciona como medida para COMPLEMENTAR a oferta regular de produto. Isso quer dizer que caso uma distribuidora se equivoque na sua projeção de compra e venda, ela pode acionar a Petrobras para adquirir produto complementar via leilão com adicional de preço.

Isso é muito comum de acontecer em momentos como o que vivemos hoje, onde o Diesel Importado está muito mais caro do que o da Petrobras, e na previsão de compra enviada há dois meses atrás, muitas distribuidoras não previram esse cenário e solicitaram menos produto da Petrobras contando que seria melhor trabalhar com o diesel importado.

Para não arcar com a conta do equívoco, basta apenas repassar o custo para o revendedor.

Agora, imagina o que pode acontecer com o seu custo de compra de Diesel com o aumento da mistura do biodiesel que ocorre agora em 01/Ago/2025?

É por este motivo revendedor e você que compra combustível para sua empresa e operação, que a GESTÃO DE CUSTOS e PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS não é um capricho tecnológico, e sim uma necessidade fundamental para controlar, basear e tomar decisões corretas e que visam blindar e reduzir os custos com a compra de combustível.

A VPricing é uma empresa pioneira nesse segmento, composta por profissionais com mais de 20 anos de experiência adquirida no mercado de distribuição. CLIQUE AQUI vamos agendar uma reunião para apresentar sem compromisso, as soluções que a VPricing | Gestão em Custos e Preços de Combustíveis têm para te oferecer, e mudar esse cenário de altos custos para o seu negócio.

Por: Bruno Valêncio • Founder

Receba diariamente as últimas notícias sobre o mercado de combustíveis

Obrigado!

Você se juntou com sucesso à nossa lista de assinantes.

A Valêncio Pricing é pioneira na prestação de serviços em gestão dos Preços de Aquisição de Combustíveis.

VPricing

  • Business Intelligence
  • Sobre Nós
  • Planos

Contato

  • WhatsApp
  • Suporte
  • Política de Privacidade

© 2024 VPricing – Todos os direitos reservados