Diante da evolução tecnológica e as complexidades econômicas que envolvem questões geopolíticas mundiais, o posto revendedor de combustível que ignora a necessidade da gestão completa dos custos e preços do seu principal produto (combustível), infelizmente será um grande candidato a sofrer financeiramente neste segmento.
Quando falamos em Gestão de Custos e Preços de Combustíveis, nos referimos ao Pricing, e esse termo em inglês tem sido o responsável pela garantia da saúde financeira de qualquer tipo de negócio nos dias atuais, onde é muito comum você ouvir falar em áreas como Diretoria de Pricing.
Essa nova área surgiu da necessidade de otimização e inteligência em custos em prol de resultados, afinal, não faz sentido empenhar bilhões de R$ com um importante insumo, se você não tem certeza de que está comprando bem, negociando de forma correta, antecipando cenários e se posicionando estrategicamente em seu mercado de atuação.
Na onda dessas melhorias e boas práticas, você já deve ter percebido que as Refinarias, Tradings, Importadores e Distribuidores do Brasil se estruturam nos últimos anos, formando áreas robustas de Pricing que hoje detém poder de decisão sobre às áreas comerciais, o que causou uma grande mudança na relação comercial com o mercado.
Antigamente, á área comercial de qualquer empresa possuía uma posição decisória sobre condições comerciais, que sempre foi reconhecida pelo relacionamento com o mercado. Nos dias atuais, as áreas de pricing que são de cunho técnico interno de resultado, sobrepujaram este relacionamento, e definem por quantos R$ o seu produto será comercializado para cada CNPJ todos os dias.
Evidentemente, temos uma conclusão:
Se nos dias atuais comprar combustíveis é: negociar de forma técnica, entender sobre a composição dos custos dos combustíveis, acompanhar índices, estudar cenários, antecipar padrões, acompanhar o noticiário e estar embasado para negociações, o POSTO DE COMBUSTÍVEL precisa o mais rápido possível implantar uma estrutura de Pricing em seu negócio, pois só dessa forma ele estará blindado e atualizado para essa nova dinâmica que envolve habilidades técnicas de negociação e paridade de armas.
O mercado de combustível no Brasil mudou drasticamente, hoje é preciso saber quanto custa o combustível na base do fornecedor, para identificar o quanto de margem se remunera para receber este mesmo produto.
Adicionalmente à gestão do custo que envolve o processo de aquisição (Compra), um posto revendedor precisa cuidar da precificação na revenda (Venda), ou seja, o preço de venda deve estar alinhado a realidade de custo e retorno, e essa dinâmica só vai acontecer com a introdução da cultura de pricing e sistemas tecnológicos.
Diante deste cenário e com este objetivo que a VPricing atua no mercado desde 2017, somos a solução consultiva e tecnológica que ajudará o seu posto de combustível a implantar uma área de pricing em suas negociações, impactando o seu custo de aquisição e garantindo a saúde financeira do seu posto.
Clique aqui e faça seu cadastro que entraremos em contato.