Os Maiores Importadores de Diesel em 2025
É fato que o Brasil possui até o momento autossuficiência em extração de petróleo. No entanto, o país não possui capacidade de refino para atender a toda a demanda por Diesel S10, e por este motivo somos dependentes de importação deste produto, e há mais de dois anos nossa principal fonte de busca do combustível é a Rússia.
Cumprindo com o seu dever, a ANP trouxe a público neste mês dados efetivos de importação de combustíveis pelo Brasil até o último mês encerrado, demonstrando o importador, a quantidade em quilos (KG), a origem e qual o produto importado, através de um relatório público denominado Relatório de Desembaraços de Importações de Petróleo, Gás, Derivados e Biocombustíveis.
Neste artigo vamos abordar o básico e comprovado, quer dizer, sua distribuidora importa sim Óleo Diesel S10, ela comercializa este produto que de Fev/25 até Abr/25 esteve mais barato que o custo do produto comercializado pela Petrobras, mas você pode não ter recebido o benefício financeiro em preço de ter comprado este produto importado.
PERFORMANCE MENSAL

Fica evidente que a PETROBRAS como a principal fonte de derivados do petróleo do país, depende e muito de importações para cumprir seus contratos de cotas com seu cliente, mas as principais distribuidoras do país não ficaram atrás.
A VIBRA, IPIRANGA (Oil Trading) e a RAÍZEN (Blueway Trading) através de empresas específicas destinadas a importação de combustíveis, seguiram o “boom” da queda do petróleo verificada desde Jan/25 com a posse do novo governo americano e o tarifaço mundial que trouxe incertezas quanto a demanda e oferta da commodity. Alinhado a um câmbio que saiu de R$ 6,00 para R$ 5,60, importar combustíveis até Abril/25 foi um grande negócio para essas empresas.
PERFORMANCE ANUAL (Top 10)

No acumulado do ano de 2025 temos o Top 10 dos importadores, com a VIBRA se destacando importando mais de 40% do que a Petrobras precisou importar de diesel no mesmo período. IPIRANGA e RAÍZEN seguem mais comedidas, importando cerca de 20% do que a PETROBRAS precisou importar deste combustível.
Outras distribuidoras como ROYAL FIC, NIMOFAST MIDAS e ATEM mostraram um desempenho relevante de importação até Abr/25.
Esse relatório da ANP demonstra que a importação existe, e que a parametrização da composição de custo de diesel junto a distribuidoras é essencial na negociação comercial de compra, sem isso você perde oportunidades financeiras de redução de custos para sua empresa ou posto de combustíveis, e a distribuição aumenta a sua margem de lucro.
Bruno Valêncio • Founder | VPricing