Encerramos a temporada de divulgação dos balanços das três principais empresas do segmento de distribuição de combustíveis do país, referente ao primeiro trimestre do ano de 2025.
Um outro ponto que chama a atenção, é que vimos a queda de volume em relação ao ano anterior nas três empresas em relação ao mesmo período de 2024, com destaque para VIBRA que perdeu 2,2% de volume, seguida de RAÍZEN com queda de 1,1% e IPIRANGA, que podemos considerar a queda de volume um empate técnico, pois a queda foi de apenas 5 milhões de litros, o que em percentual da algo em torno de 0,0009%.
Em termos de remuneração por litro vendido, o destaque é para VIBRA, que é a maior distribuidora do país, e a que apresentou o melhor resultado operacional.
Entrando individual em cada uma das distribuidoras, temos os seguintes resultados.
> VIBRA | 1T25
A maior distribuidora do país também viu seu volume cair no primeiro trimestre do ano, porém com um resultado financeiro positivo, mesmo com a queda de volume.
> Lucro EBITDA.: R$ 2.025 bilhões
> Margem Média EBITDA 1T25 = R$ 215,00/m3;
- Variação 1T25 x 1T24 = +31%
- Variação 1T25 x 4T24 = +48%
> Volume Total de Vendas = 8.409 M3/mil
- Variação 1T25 x 1T24 = -2,20%
- Variação 1T25 x 4T24 = -6,7%

> RAIZEN | 1T25
Das 3 principais distribuidoras do país, RAÍZEN foi a que apresentou o pior resultado, principalmente pelo seu alto endividamento, e mudanças que a companhia vem passando, como os desinvestimentos em usinas deficitárias, venda da participação na Vale, por parte do grupo Cosan. E essa mudança toda que a empresa vem passando, impactou diretamente em seu resultado, onde a empresa reportou um prejuízo bilionário de R$ 2,5 bilhões.
> Lucro EBITDA: R$ 820,6 milhões
> Margem Média EBITDA 1T25 = R$ 127,00/m3;
- Variação 1T25 x 1T24 = -8,6%%
- Variação 1T25 x 4T24 = -38,04%
> Volume Total de Vendas = 6.469 M3/mil
- Variação 1T25 x 1T24 = -5,0%
- Variação 1T25 x 4T24 = -1,1%

> IPIRANGA | 1T25
Das três maiores empresas do segmento, a IPIRANGA foi a que praticamente apresentou estabilidade no volume de vendas. Temos visto também um movimento da empresa em adquirir empresas do segmento TRR, com o objetivo de alavancar seu volume em diesel e em regiões estratégicas para o agro brasileiro.
> Lucro EBITDA.: R$ 832 milhões
> Margem Média EBITDA 1T25 = R$ 149,00/m3;
- Variação 1T25 x 1T24 = +1,3%
- Variação 1T25 x 4T24 = -51%
> Volume Total de Vendas = 8.409 M3/mil
- Variação 1T25 x 1T24 = 0,0%
- Variação 1T25 x 4T24 = -7,2%


O segmento de distribuição, principalmente quando olhamos os três principais players do mercado, mesmo com todas as irregularidades que o setor enfrenta, como a sonegação de impostos e misturas irregulares, se mostra muito resistente, principalmente pelo porte que essas empresas têm e também pela capilaridade. Com isso vemos margens consistentes, e desafios que quem está na ponta, ou seja, os clientes dessas empresas enfrentam diariamente. Pois elas aprenderam a jogar o jogo e mudam de estratégia de forma muito rápida, e com isso o revendedor e o grande consumidor, também precisa mudar.
Principalmente na gestão de acompanhamento das variáveis que compõem os custos dos combustíveis, e esse é o papel da VPricing, dar o suporte necessário, para que você, no seu dia a dia, possa ter mais assertividade e subsídios nas negociações. Clique aqui, e conheça nossas soluções de gestão.
Bruno Valêncio • Founder | VPricing