Se você cota preços de combustíveis semanalmente ou mensalmente, precisa entender que essa dinâmica não garante mais o melhor custo de aquisição do produto, e a seguir apresentamos três dicas que podem te ajudar a melhorar sua negociação comercial:
1 – O Pricing e o Custeio dos Produtos
Com a abertura e o acesso às informações públicas do mercado de petróleo e combustíveis no Brasil, hoje é possível entender a formação de custo dos derivados do petróleo, e essa análise é a base do pricing dos combustíveis para comprar bem este produto. Por isso, você precisa entender quais são as variáveis de composição do preço, utilizar informações que possuem metodologia de valor jurídico, formando assim o custeio presumido do combustível para adentrar a negociação do combustível com a distribuidora, sabendo a diferença entre preço de custo e o preço de venda. Essa diferença será denominada de “Margem”.
2 – O Pricing e as Variações dos Custeio
Uma vez entendido o custeio, você precisa determinar a periodicidade dos reajustes e sobre quais informações devem acontecer. O mercado de combustíveis é dinâmico, sofre alterações diárias, semanais, mensais e tempestivas, e isso quer dizer que simplesmente negociar um preço e não pré-definir como serão as variações deste preço ao longo do tempo, é assinar um cheque em branco e todo o “saving” que você possa obter, será perdido ao longo do tempo por falta de gestão das variações.
3 – O Pricing e a Inteligência de Mercado
A inteligência de mercado para os combustíveis abrange previsão de reajustes, gestão de estoques, análise de orçamento e acompanhamentos regulatórios. Acompanhar estes temas sempre o colocará um passo à frente na tomada de decisões, preservando a saúde financeira do posto de combustível ou da empresa consumidora.
As grandes distribuidoras possuem áreas destinadas exclusivamente para o pricing dos seus produtos, isso quer dizer que você como comprador precisa também estar no mesmo nível de gestão de preços em combustíveis para negociar de igual maneira com essas empresas. A forma de negociar e adquirir combustíveis mudou, e a VPricing é a solução tecnológica que se coloca ao lado do comprador para ajudá-lo a estar no mesmo nível de gestão que as grandes distribuidoras do segmento.
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Por: Bruno Valêncio • Founder
VPricing.