O próximo dia 01/Abr pode ser caracterizado como o início da safra da cana-de-açúcar do biênio 2025/26, e com o advento desse período já podemos sentir os impactos sobre os custos do Etanol Hidratado e Anidro.
Conforme dados publicados semanalmente pelo CEPEA/ESALQ, temos visto nas principais regiões do país um movimento de queda dos custos dos biocombustíveis ao longo do mês de Mar/25.
Segundo o mercado, esse movimento é causado pelo aumento da oferta de etanol, com a liberação das usinas produtoras dos estoques retidos ainda da safra 2024/25 e o início da colheita e moagem da nova safra.
Veja abaixo o impacto acumulado do mês de Mar/25 de redução dos custos do Etanol Hidratado e Anidro nas usinas localizadas no estado de São Paulo:
ETANOL HIDRATADO

ETANOL ANIDRO

Conforme os dados oficiais acima, o custo do Etanol Hidratado produzido e vendido pelas usinas produtoras do estado de SP às distribuidoras, gerou um impacto devido de queda ao custo de aquisição dos postos revendedores de R$ -0,1199/L em Mar/25, enquanto o Etanol Anidro sofreu um recuo de R$ -0,0269/L, o que deve gerar impacto de redução deste custo sobre os preços de aquisição da Gasolina C comparada pelos postos de combustíveis.
Mas nos diz: Você que talvez é dono de um posto revendedor de combustíveis, tem conseguido acompanhar semanalmente estas variações, cobrá-las e identificar essas reduções sobre o seu preço de compra com a distribuidora?
Nós da VPricing estamos aqui para ajudar você a entender todos esses movimentos, e a nova safra 2025/2026 da cana-de-açúcar vai exigir de você expertise para blindagem de custos e análise de perspectivas.
Se quer conhecer mais sobre nosso trabalho e como podemos ajudar na gestão de preços, CLIQUE AQUI e faça um breve cadastro para que possamos entrar em contato com você.
Por: Bruno Valêncio
VPricing