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São muitos reajustes ao mesmo tempo sobre o diesel, e agora?

  • Publicado em 04/02/2025
  • Por: Bruno Valêncio

O dia 01/Fev/2025 ficou para história, depois de um mês de janeiro/25 cheio de especulações e narrativas, a Petrobras anunciou aumento sobre os custos apenas do diesel em suas refinarias de 6,9%, em conjunto com uma série de alterações tributárias e custos de biocombustíveis.

E a pergunta é: “Você sabe exatamente em R$/Litro qual o reajuste devido e correto que devem impactar o seu preço de compra de diesel?”

Se você não tem certeza ou dificuldade em responder essa pergunta, fique tranquilo(a) porque o mercado de combustíveis é complexo, e essa complexidade cria um ambiente perfeito para o setor de distribuição aproveitar e majorar preço em busca de margem.

> VARIAÇÕES do DIA 01/02/2025

Para muito além do que o noticiário te informou, no dia 01/Fev tivemos 6 (seis) variações de custo para os combustíveis como um todo, e abaixo listamos

  1. Reajuste Refinaria Petrobras
  2. Atualização ICMS Monofásico
  3. Atualização Custo Biodiesel
  4. Atualização Custos Etanol Anidro
  5. Atualização Custos Etanol Hidratado
  6. Atualização PMPF Etanol Hidratado

Nestas variações temos aumentos e quedas, que no fim geram um racional de aumento ou redução devida de custo sobre o preço de compra. Entretanto, como são muitas variáveis a serem controladas, é natural você como comprador ou proprietário de posto de combustíveis se perder, ficando confuso e desinformado, e é exatamente nesse momento que o reajuste por exemplo de refinaria que deve ser de R$ 0,1892/L sobre o seu preço de compra se torna R$ 0,2600/L ou mais.

Você acha certo majorar um reajuste em cima de um aumento público de imposto?

A distribuição possui áreas de inteligência e pricing, que em momentos como esse de reajuste emite uma ordem de “estratégia de margem” para a área comercial, aproveitando-se da quantidade de variações, simplesmente assim:

Se é aumento, repassa-se um valor maior sobre o seu preço de compra;

Se é queda, repassa-se um valor menor sobre o seu preço de compra;

Nestas ocasiões o assessor, consultor, gerente de território, que está no dia a dia com você torna-se um simples fantoche, não tem poder de decisão, onde sequer passa sobre ele um filtro ou consulta do que é possível ser feito. Entretanto, tem como função ser um “Testa de Ferro”, e de forma desesperada tentar te convencer sobre algo totalmente indevido.

Faça o teste, verifique em sua Empresa/Posto, qual foi a variação de custo de diesel no dia 01/02/2025 aplicado sobre o seu preço de compra em relação ao preço do dia 31/01/2025.

Você deve até se questionar: “Mas o preço não é livre no Brasil?

E a resposta é SIM, o preço final de venda de combustíveis é livre no Brasil, mas as variáveis que compõem esse preço, não são simplesmente determináveis a bel prazer. 

Veja o exemplo do custo de refinaria Petrobras, este custo é público por determinação de uma portaria da ANP, ou seja, o preço do Diesel A que compõe o seu preço final de compra em 86% e é vendido às distribuidoras, é determinado economicamente pela Petrobras e não pela distribuidora. Logo, qualquer variação deste item tem que seguir exatamente o valor que a Petrobras informa.

Resumindo, o preço é livre, porque as variáveis que o compõem precisam oscilar atualizando o preço final. A prova disso é o fato de que mesmo o governo federal “abrasileirando” os custos dos combustíveis nas refinarias, tivemos alta de 10% no preço da gasolina vendida pelos postos em 2024. O que podemos questionar é se a variação está de acordo com os índices oficiais, mas nunca dizer que o preço não é livre.

Seguindo essa lógica do custo da refinaria, o mesmo acontece com os biocombustíveis, impostos, CBIOS, encargos, e a margem, para todas essas variáveis precisa existir uma lógica econômica, uma referência de variação e atualização em seu preço de compra.

Então, qual a lógica econômica de aumento de margem? De quanto em quanto tempo é atualizável? Você negociou isso? Está no seu contrato a cláusula de reajuste de margem ou de preços? Qual índice utilizado?

Qualquer aumento sem fundamento no direito econômico pode ser caracterizado como aumento arbitrário de margem e abuso de poder por posição dominante. 

E porque dominante? 

Simplesmente porque muitas vezes você não é comunicado sobre tal variação ou possibilidade, e muitas vezes você não tem a opção de trocar de fornecedor no meio da vigência de um contrato, ou no caso dos combustíveis que empresas e postos de combustíveis só podem adquirir o insumo por meio de uma distribuidora ou TRR, não podem comprar direto da Petrobras. E assim você se torna refém de uma relação comercial abusiva com a distribuição, sem estar com as variáveis do seu preço parametrizado.

E como posso me blindar contra isso?

Hoje o melhor mecanismo para se blindar destas “inconsistências” é a gestão dos preços de compra de combustíveis, e controlar completamente todas as variáveis e variações que compõem o seu custo de compra de diesel, por exemplo. Assim você antecipa movimentos, discute comercialmente pautado em dados, e foge de narrativas, e inclusive em um pior cenário possui todos os subsídios necessários para uma atitude jurídica dentro da sua empresa, se necessário.

A Valêncio Pricing é uma empresa pioneira nessa gestão, controlando diariamente todas as variáveis de custo dos combustíveis, e fornecendo a você inteligência de mercado para acompanhar seus preços de compra auxiliando na tomada de decisão.

Veja um exemplo do nossa plataforma:

Portanto, se você está com problemas para controlar os reajustes da distribuidora sobre os seus preços de compra, entre em contato com a gente. CLIQUE AQUI, faça um breve cadastro para que possamos marcar uma reunião de demonstração de todas as soluções que podemos oferecer para sua necessidade de controlar o maior custo da sua empresa.

Por: Bruno Valêncio • Founder

VPRicing.

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