Busca por melhores preços na aquisição de combustíveis, é um exercício diário de controle, análise, previsão e atuação. A falta destas premissas, causa um sentimento de impotência na negociação de reduções devidas sobre os preços de compra dos combustíveis, que são utilizados para a operação da sua empresa ou posto revendedor.
1 – CHEQUE EM BRANCO
Se você possui contrato com distribuidor e não negociou uma cláusula de REAJUSTE DE PREÇOS, infelizmente você assinou o que chamamos de cheque em branco, onde de forma “legalizada” mas “questionada” o fornecedor aplica e faz o que quer com o seu preço de compra de combustível, sobre a alegação de que o preço é livre sem seguir parâmetros, índices, vigências, leis, e tudo mais.
Neste caso, você deve se reunir com o seu fornecedor e alinhar os parâmetros que deverão reger os reajustes dos preços por exemplo do DIESEL que você adquire com ele, para que a relação comercial seja transparente e justa, afinal de contas o preço é livre porque as variáveis que o compõe, economicamente sofrem reajustes que têm princípios e lógica.
Você assina um contrato de financiamento, sem saber qual o juros?
2 – FALTA DE CONTROLE
Trabalhar com combustíveis principalmente do lado de quem precisa adquirir o insumo, é estar antenado e no controle de todas as variáveis. Sem isso, você perde autonomia, fica sem justificativa interna se tornando massa de manobra para qualquer argumento que for dito
Veja um exemplo sobre a Gasolina, de como você deve controlar as variáveis e variações dos preços dos combustíveis:

O Controle de preços de combustíveis, vai te ajudar a antever movimentos e tomar decisões mais assertivas, podendo negociar de forma técnica e pautada.
3 – ENTENDA PREÇO CUSTO X PREÇO FINAL
De forma objetiva, a diferença entre Preço Custo X Preço Final é a margem de remuneração + encargo financeiro se houver. Portanto, é importante entender o que é custo e quanto o fornecedor está ganhando para lhe “entregar” algo, e a partir disso entender o quanto estou disposto a pagar pelo serviço da distribuidora.
Será que está justo?
Me penaliza?
Posso negociar?
Como está o mercado?
Para tudo isso a VPricing está aqui, pronta para te ajudar a melhorar a maneira como você negocia os combustíveis, e como reduzir os preços de compra. Através da nossa plataforma, você tem controle, informações e orientação adequada para alcançar os seus objetivos no suprimento de combustíveis.
Entre em contato com a VPricing, CLIQUE AQUI, acesse nosso site, faça um breve cadastro que nossa equipe apresentará para você um sistema completo de gestão dos custos e preços de combustíveis.
Por: Bruno Valêncio • Founder
VPricing.