Quando falamos em gestão de estoques do produto Combustíveis, é necessário considerar todos os cenários de variações em específico para cada tipo de produto, seus impactos sobre os custos de aquisição, projeção de vendas ou consumo, e por fim, assimilar que gerir compra e venda de qualquer combustível, funciona praticamente do mesmo modo que gerir qualquer ativo econômico, como uma ação na bolsa de valores por exemplo, e você precisa considerar 50% de acerto e 50% de erro na estratégia.
Para isso vamos abordar alguns tópicos, que podem te ajudar a entender melhor como fazer a gestão de estoque de combustíveis em seu negócio.
1 – ACOMPANHAR ÍNDICES
O mercado de petróleo, biocombustíveis e combustíveis se caracteriza por ser volátil, sofre influência diária de fatores como oferta x demanda, câmbio e geopolítica. Esses fatores são traduzidos em números, nas cotações, mas que precisam de interpretação para cálculos de projeções fidedignas dos impactos que podem incorrer sobre os seus custos de aquisição.
Veja um exemplo abaixo de controle:

Acompanhar de perto todos os índices do mercado é essencial para tomada de decisão na gestão dos estoques.
2 – PROJETAR VARIAÇÕES
Uma vez ciente dos índices, é necessário saber calcular e projetar as variações:
> Qual será o impacto do biodiesel sobre o meu custo de aquisição?
> Quanto o Etanol Anidro vai impactar o meu custo de aquisição de Gasolina?
> Terei queda, ou aumento de custos sobre os combustíveis?
> O Diesel S10 Importado está em minha conta de preços?
> Etanol Hidratado, está em alta ou em queda?
Veja um exemplo de controle dos cálculos e projeções de variações:

Sem esse tipo de controle é impossível a análise, não tem como ser assertivo na projeção de variação de custos.
3 – DEFINIR POLÍTICAS DE ESTOQUE X & Y
Com base nos índices e nas projeções de variações, um último passo importante é definir políticas de estoque de acordo com sua realidade de venda ou consumo, para cada tipo de combustível:
De acordo com o impacto X projetado de custo para este produto, meu estoque para será de Y para este produto.
Sem a definição de uma política de estoque, não há como embasar a tomada de decisão para gestão de estoque.
VPricing | Recomendação de Estoques
Aqui na Valêncio Pricing você possui um sistema automatizado do processo de gestão de estoques, que realiza toda a análise e projeção de custos e impactos sobre os preços dos combustíveis, e recomenda semanalmente através de uma política conservadora, qual a melhor estratégia para manutenção dos níveis de estoque de tipo combustível:

Essa é uma maneira tecnológica e de inteligência de mercado que te auxilia a realizar melhor tomada de decisão na aquisição de combustíveis, otimizando assim os custos totais de estoques.
Quer saber mais sobre nosso sistema de Recomendação de Estoques de Combustíveis? Entre em contato com a VPricing, CLIQUE AQUI, acesse nosso site, faça um breve cadastro que nossa equipe apresentará para você um sistema completo de gestão dos custos e preços de combustíveis.
Tenha controle sobre o maior custo do seu negócio com a VPricing.
Por: Bruno Valêncio • Founder
VPricing.