Em nosso último artigo fizemos uma retrospectiva do ano de 2024, com os desafios enfrentados na gestão de compra e a quantidade de variações e seus respectivos impactos nos custos de aquisição.
E 2025 já está batendo à nossa porta, e quais são as perspectivas para o ano que se inicia?
Não diferente do que aconteceu em 2024, 2025 promete ser um ano de diversas mudanças, previstas já temos a alteração do valor do ICMS monofasico, que gerará um impacto de alta na gasolina e no diesel, de respectivamente R$ 0,09/L e R$ 0,06/L, essa mudança ocorrerá em fevereiro.
Também já temos prevista a mudança da composição da mistura do biodiesel no diesel, que passará dos atuais 14% para 15%, essa mudança entra em vigor em março.
Outros pontos ainda não estão definidos, mas podem surtir efeito já no próximo ano, como a monofasia do ICMS do etanol, que é uma das principais cobranças das grandes distribuidoras do país e também dos sindicatos que representam as classes de postos e de distribuição. Pois com isso reduz de forma significativa a possibilidade de sonegação de impostos, pois o etanol é o produto mais utilizado para esse meio. E com a implementação, o jogo fica mais justo.
Existe a possibilidade de mudança do percentual de etanol na gasolina, mas ainda não é um tema que já tem definição. É preciso aguardar uma posição do CNPE em testes de viabilidade técnica.
E ainda existe a incerteza do que irá acontecer com o dólar, que desde novembro/24 vem pesando negativamente sobre o diesel importado e o biodiesel, elevando os custos de importação e produção, e consequentemente impactando no custo final do diesel, que é o combustível mais comercializado no país.
Continuaremos a ver um mercado muito dinâmico, e acompanhar essas mudanças é essencial para qualquer negócio, pois estamos falando de um insumo que tem um alto impacto financeiro seja na operação de uma empresa consumidora ou para os postos.
Agora você está preparado para tudo isso?
Já profissionalizou sua forma de gerir e adquirir combustíveis?
A Valêncio Pricing é uma empresa especializada em custos e preços de combustíveis, com foco na gestão inteligente e eficiente de operação com este insumo. Saiba mais sobre o nossos serviços, através do nosso site www.valenciopricing.com.br
O ano de 2025 vai exigir ferramentas e expertise para se obter o melhor custo e resultado com a aquisição de combustíveis, seja você posto revendedor quanto empresa consumidora.
Por: Murilo Barco • Diretor Comercial
VPricing