Ainda vemos durante nosso dia a dia, muitos empresários e gestores de compras, que quando abordado em relação ao trabalho que realizamos, dizem que não tem muito sentido ter uma empresa me ajudando a monitorar os custos de aquisição, já que a Petrobras mudou sua política de preços.
Porém é importante ressaltar, que Petrobras é apenas uma parcela da formação de custo total do preço de aquisição. E em momentos de stress, como o que estamos vivenciando agora, com as constantes altas do biodiesel, do produto importado, preços sofrendo com alterações de 1 a 2 vezes por semana, se não houver uma gestão muito próxima dessas variáveis, você pode estar deixando total rentabilidade do seu negócio indo por água abaixo ou o seu custo operacional subir descontroladamente.
Dentre os principais custos, podemos citar 3, que representam pouco mais de 90% do preço final.
1 – Custo Produtor (fósseis e biocombustíveis)
Esses custos representam algo em torno de 73% do custo total do diesel B por exemplo e 58% na gasolina C. São os custos que envolvem os preços praticados pelas refinarias e pelas usinas produtoras de biodiesel e etanol. Já para o etanol esse custo é maior, em torno de 78%, isso sem levar em consideração as margens de contribuição dos agentes da cadeia.
2 – Impostos
Representa a parte onde considera-se a soma dos impostos federais (PIS/COFINS/CIDE) e estaduais (ICMS), esse último sofre poucas variações, principalmente para diesel e gasolina que estão no regime monofásico, onde as alterações ocorrem uma vez por ano de acordo com as definições do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária). Já o PIS/COFINS/CIDE, tem suas decisões de alterações no âmbito federal, e em algumas vezes vimos ser utilizado como forma de segurar os preços em momento de grandes volatilidades, como no início da guerra da Rússia x Ucrânia, onde o imposto federal foi zerado, devido a disparada dos preços do barril de petróleo.
A soma desses impostos representa em torno de 26% no custo do diesel, 40% na gasolina e 21% no etanol, também não levando em consideração as margens dos agentes econômicos de toda cadeia.
– Logística
O custo logístico envolve a parcela de coleta de biocombustíveis nas usinas, até as bases de distribuição, transferências de produtos de bases primárias para secundárias, custo de dutos, transporte ferroviário, cabotagem, marítimo e frete entrega.
E esse custo pode variar de acordo com as localizações geográficas, pois se tratando de um país de dimensões continentais como o Brasil, esse custo pode representar uma parcela muito significativa, fazendo com que o preço seja muito diferente de uma região para outra.
Por esse motivo é muito importante ter uma gestão muito próxima dos seus custos de aquisição, pois essa gestão, representa o sucesso ou o fracasso do seu negócio.
Por: Murilo Barco • Diretor Comercial