O mercado de combustíveis está cada vez mais competitivo e dinâmico, e é imprescindível que quem esteja inserido nesse mercado esteja coberto de informações, pois com a dinamicidade que o mercado ganhou nos últimos anos, comprar combustível não é apenas ter três fornecedores, e o que oferecer o melhor preço leva o volume. Pois não necessariamente o menor preço ofertado é o preço mais competitivo.
Com o aumento do número de variáveis que compõem o custo final, aumenta também a necessidade de acompanhá-las e monitorar, principalmente para os clientes que vão ao mercado, buscando contratar seu volume junto a uma distribuidora. Um contrato negociado de forma inadequada, pode comprometer toda uma operação, seja ela de um posto revendedor, que pode não ter competitividade e conseguir crescer seu volume ou seja um consumidor final, onde o custo operacional, na rubrica de combustíveis, pode onerar toda sua operação.
Mas como fazer esse trabalho, e como saber quais os passos que devo seguir, para ter uma assertividade maior nas minhas negociações?
1 – PROCESSO
Processo é um conjunto de atividades relacionadas junto com informações de apoio, como dados e conteúdo.
Para dar início a implementação dessa rotina no dia a dia de quem está negociando combustível, é preciso estar ancorado com informações que vão lhe servir de apoio, como por exemplo, quais serão as fontes que irei obter as informações necessárias para validar meu processo, e os dados, serão obtidos de que forma, como irei buscá-los para obter uma maior assertividade na validação dos meus números e por último como juntar todo esse conteúdo obtido, para que eu possa conseguir avaliar, se o que está sendo repassado de reajuste no meu preço tem ou não sentido?
Todo esse processo é de extrema importância, pois é a partir dessas informações que, poderemos iniciar a implementação dessa rotina no dia a dia.
2 – VALIDAÇÃO
Após implementar todo o processo na minha rotina, é importante validar todas as informações, para que tudo o que foi negociado em seu contrato, esteja sendo cumprido de acordo com aquilo que foi acertado de ambas as partes, cliente e distribuidora.
E a validação, passa por consultar as informações das fontes corretas, evitando assim o retrabalho de uma negociação. Pois com todos os pontos amarrados durante o processo de negociação, o trabalho fica mais fácil, e basta apenas validar aquilo que foi acordado.
3 – GESTÃO
E por último e não menos importante, é a gestão de todas as informações, pois é dela que teremos a certeza, que todo o processo implementado e os dados validados, seguirão o seu fluxo natural ao longo do tempo.
O que vemos de muito comum no dia a dia de quem compra combustíveis, é realizar todo o processo de implementação e validação de dados, deixar de lado a gestão, pois como tudo foi alinhado lá no início do contrato, o comprador, se acomoda e acaba deixando de lado essa última etapa, que é de extrema importância, pois como já mencionamos várias vezes, o segmento de distribuição, sempre vai dar o seu jeitinho, de capturar margem nas movimentações, e é aí que mora o perigo, pois não ter uma gestão próxima, mesmo que tudo esteja no contrato, pode surgir um aumento de frete inesperado, um custo de armazenagem que não havia sido negociado, um encargo financeiro, e por aí vai.
Tudo isso parece ser muito simples na teoria, mas na prática sabemos que não. Ao longo de quase 15 anos de mercado, parte dentro de distribuidora e outra parte atuando do lado do cliente da distribuidora, vimos o quanto o mercado se aprimorou, e quem não acompanhar essa evolução, tende a ficar para trás.
E nós da VPricing, estamos diariamente aprimorando nosso sistema, para que você que é nosso cliente e futuramente venha ser, possa ter toda a informação, para que possa monitorar de forma assertiva o seu custo de compra. E estamos preparados, para ajudar você a realizar toda a implantação dessas rotinas, seja no seu posto ou na sua empresa.
Por: Murilo Barco • Diretor Comercial