Esse é um assunto que muita relevância, principalmente com as constantes mudanças de cenário no mercado de combustíveis, sejam elas internas, que dizem respeito às nossas politicas e comportamento de mercado interno, e também as mudanças externas, que impactam de forma direta, como uma guerra, um aumento nos estoques e diminuição no consumo mundial.
Todos esses fatores geram impacto na cadeia de suprimentos, e principalmente faz com que o número de variáveis, que compõem o custo final do combustível seja impactado.
Mas como então devo me preparar para ir ao mercado e saber se estou negociando bem?
Essa é uma pergunta que é feita com muita frequência, quando entramos em novo cliente, ou até mesmo em clientes, que já tem uma certa maturidade na sua equipe de suprimentos.
Grandes corporações, que têm o combustível como um dos principais custos, podendo variar entre 30% a 50% do seu custo operacional, têm buscado diversas ferramentas e também profissionais de mercado, para buscar se “blindar” nas suas negociações. Porém o mesmo movimento ainda não é visto com a mesma velocidade nos postos, que tem como seu principal insumo o combustível. Muitos postos ainda tem como processo de negociar, apenas um determinado valor monetário, em troca de um contrato de imagem, sem avaliar os riscos desse contrato, como serão as variaveis que impactarão seu custo ao longo do tempo, o quanto esse valor representa no litro que vou comprar, o quanto o investimento em imagem traz de impacto no R$/L. E essas são contas importantes a serem feitas e questionamentos que devem fazer parte de qualquer negociação.
Mas na prática como devo adotar esses procedimentos, quais as boas práticas que devo ter em minha operação?
Vamos a um exemplo prático, que fazemos com bastante frequência em nossa rotina, principalmente pegando o exemplo das grandes empresas, que já estão mais maduras no seu processo de negociação.
Essas empresas têm áreas de inteligência de mercado e suprimentos, que monitoram diariamente os impactos diários e também futuros, sobre cada item que compõe o custo do diesel, por exemplo.
Anualmente vão ao mercado para sentir como estão os fornecedores, mesmo que estejam com contrato vigente ou próximo de terminar, e deixam claro qual será a regra do jogo, para que a distribuidora possa fazer parte do seu processo de cotação e caso ela queira ter esse volume garantido por determinado período. Dentro do escopo do processo de cotação, a empresa já se posiciona que para a distribuidora participar, ela precisa apresentar seu custo aberto, com todas as informações, como qual o percentual de diesel nacional, qual o percentual de diesel importado, qual a fonte de suprimento do biodiesel, o frete para esse produto chegar até a base, quais os impostos vigente (federais e estaduais), qual o valor do frete de entrega, qual o encargo financeiro de prazo, qual o impacto do CBIOS na formação de custo, e o mais importante de tudo, qual a fonte oficial de consulta de todas essas informações e periodicidade com cada um desses itens sofrerá variações.
Mas consigo consultar e avaliar cada um desses itens?
Sim, mas não é algo que você encontra facilmente buscando no google ou perguntando para o ChatGPT.
Pois muitas dessas informações são disponibilizadas de forma bruta e sem qualquer tratamento de dados, e isso é um prato cheio para as distribuidoras, pois como elas sabem que a grande maioria do mercado não tem o devido conhecimento, utilizam o desconhecimento, para repasses indevidos ou errados.
Mas dentro do meu negócio, mesmo ele sendo pequeno, é possível implementar essa dinâmica?
A resposta também é sim, nós da VPricing, somos especialistas em entregar essa solução, com uma ferramenta completa de análise de variáveis de custo, inteligência de mercado, forecast, sugestão de estoques.
E atendemos desde o aquele único posto, até mesmo grandes empresas que têm diversos pontos de abastecimento, atuando em conjunto com as áreas de suprimentos e inteligência de mercado, sendo um validador das informações recebidas e a lupa, para olhar os pequenos detalhes.
Por isso sempre frisamos a importância de monitorar cada variável que compõe seu custo, pois como já mencionamos em alguns de nossos artigos, as distribuidoras agem na desinformação, e quanto mais informação você tiver, mais difícil será de ser passado para trás.
Venha conhecer nossa ferramenta e como podemos ajudar seu negócio.