Encerrado o ciclo de divulgação dos resultados das distribuidoras, referente ao 2 trimestre do ano de 2024, continuamos a ver uma evolução nas margens do segmento de distribuição, principalmente nos últimos anos.
Com uma estratégia das distribuidoras de cada vez mais se profissionalizar, em busca de novas alternativas de suprimentos, aprimoramento das suas áreas de pricing, comercial, marketing e logística, tudo isso tem feito com que os resultados venham cada vez mais expressivos.
Tanto que vimos na semana passada, o Ministério de Minas e Energia, se posicionando, e acionando o CADE e ANP, para apurar possíveis práticas anticompetitivas no mercado.
Analisando o resultado divulgado pela ULTRAPAR detentora da distribuidora Ipiranga, que hoje ocupa o 3º lugar no ranking das maiores distribuidoras do país, vemos uma evolução muito expressiva em sua margem EBITDA unitária, ao longo dos últimos 5 anos, um crescimento de mais de 53%, enquanto o volume cresceu pouco mais de 5%, comparando o 2º trimestre de 2019 com o 2º trimestre de 2024.
Essa evolução de margem vem em linha com a evolução do segmento, que busca melhorias a todo momento, e também formas de deixarem seus contratos cada vez mais difíceis de serem acompanhados, por seus parceiros comerciais.
Enquanto do outro lado da mesa, ainda vemos negociadores e compradores realizando a compra de combustíveis da mesma forma como se fazia há alguns anos, cotando seu volume com alguns fornecedores ou assinando contratos sem cláusulas de reajustes.
E é aí que mora o perigo, pois hoje praticamente todos os itens que compõem o custo dos combustíveis são possíveis de serem mensurados, bem como suas variações e impactos, e isso traz mais transparência na relação, deixando o “jogo” mais justo. Mas claro que isso não é de interesse do segmento de distribuição, pois fazendo uma analogia com alguns regimes políticos, quanto mais ignorante o povo, mais fácil de se manipular, ou seja, quanto menos informação o cliente tem, mais facil é de se repassar reajustes, que na grande maioria das vezes não tem qualquer sentido.
Por isso a importância de ter na ponta do lápis, o conhecimento sobre o negócio, quais os custos que fazem parte da cadeia, como é a cadeia, quem são os players, como se comportam, e nós da VPricing somos uma empresa especializada em monitorar todas essas variáveis, e trazer esses valores para nossos clientes, com o objetivo de dar a transparência necessária na relação.
Por: Murilo Barco – Diretor Comercial
VPricing.