Essa é uma pergunta que recebemos praticamente todas as semanas, pois como divulgamos em nossas páginas diariamente a paridade dos combustíveis no país, fica a dúvida, será que ali já está contemplada a conta do diesel Russo?
E a resposta é não, hoje o nosso acompanhamento ele reflete a paridade do preço nacional, para o produto americano, pois os Estados Unidos, divulgam diariamente o preço do diesel nas suas refinarias, enquanto a Rússia não tem dados abertos. Portanto, só conseguimos saber o valor do produto, quando os dados são divulgados pelos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
E por ser um tema que para o mercado é muito relevante, fizemos uma análise, através dos dados disponibilizados pelo ministério, considerando apenas os dois países, Estados Unidos e Rússia, dado a relevância que eles têm em nosso suprimento de diesel, ocupando o 1º lugar e o 3º lugar respectivamente.
No total o Brasil importou de Jan/24 à Jun/24 aproximadamente 7 bilhões de litros de diesel, enquanto comercializou 21.837 bilhões de litros de diesel S10 no mesmo período, ou seja, aproximadamente ⅓ do diesel S10 consumido no país teve como origem a importação.
A Rússia representou 5,03 bilhões de litros do total, ou seja, mais de 70% de todo diesel do país, teve como origem o país. Mas será que a diferença de preço para outros países realmente compensa?
O prêmio é muito grande em relação ao preço do produto americano, por esse motivo vemos não só tradings, mas as grandes distribuidoras indo atrás desse produto, pois uma diferença dessa magnitude, muda o resultado de qualquer empresa.
Mas e a Petrobras, como fica nesta história? Lembrando que a Petrobras não altera o preço do diesel desde dez/23.
Quando olhamos esse números, vemos que a situação para Petrobras também está muito confortável, pois ela transferiu a responsabilidade de suprimentos para o mercado,
Com esse números fica claro que hoje importar para empresas, não é apenas uma necessidade de suprimento, mas também de possibilidade de ganho de margem. Então aquela história que sempre escutamos das distribuidoras, que não conseguem reduzir seu preço, pois estão com margem 0 ou até mesmo negativa, cai por terra.
Veremos isso nos próximos dias, quando começa a divulgação dos balanços das 3 principais empresas do país. Aguardaremos….
Por: Murilo Barco – Diretor Comercial
VPricing.