Nos últimos 8 anos a Petrobras passou pelas mãos de 8 presidentes diferentes, e na data de ontem (27/05), a nova CEO da empresa Magda Chambriard, deu sua primeira entrevista coletiva, e como de praxe, o discurso é muito parecido com os outros executivos que passaram pelo cargo, que buscará o melhor para que a empresa de lucro, que buscará atender aos interesses dos acionistas maioritários e minoritários.
Mas de fato, isso na prática realmente é assim que vem sendo feito?
Pelas falas em sua entrevista, em relação aos preços dos combustíveis, onde Magda afirmou “que a política de preços de combustíveis da estatal seguirá “abrasileirada”, podemos concluir que a troca de comando, foi apenas uma troca para atender as vontades políticas, e não uma troca baseada em qualificações técnicas.
Como já vimos no passado, esse remédio teve um gosto amargo, pois o abrasileiramento trouxe um cenário de grande instabilidade no mercado no ano passado, onde nos meses de agosto e setembro, Petrobras ficou com seu preço muito abaixo do mercado internacional, e isso inviabilizou a importação de diesel por boa parte do mercado, e tivemos aumentos em alguns casos que chegaram próximo a R$ 2,00/L.
E em um passado um pouco mais distante, vimos também o quão desastroso foi para a empresa, o abrasileiramento, vimos a Petrobras ser a empresa mais endividada do mundo, envolvida em escândalos de corrupção, pois apesar de muitos acharem que o papel da empresa, por ser uma “estatal” é ter um papel social, esse pensamento precisa ser revisto. Porque a Petrobras, apesar de ter como seu maior acionista o governo federal, o papel social dela são os impostos pagos e empregos gerados, e cá entre nós esses números são bem generosos.
Sobre a compra das refinarias que foram vendidas, esse foi um ponto onde a atual executiva saiu pela tangente.
Torcemos para que sua gestão seja positiva, e que os interesses atendidos sejam os do desenvolvimento e prosperidade, e não os políticos, pois esses só levaram a empresa para um lugar que ela já foi e felizmente conseguiu se salvar.
Vamos aguardar como será esse início de gestão, para que possamos tirar conclusões mais assertivas.
Por: Murilo Barco – Diretor Comercial
VPricing.