Semanalmente a ANP divulga os custos do diesel que entra no país, e na divulgação publicada em 22/04, o preço do produto importado sofreu uma queda de aproximadamente 1,1% nos portos do país.
Isso representa uma queda média de R$ 0,0420/L no país, levando em consideração que importamos 30%, o impacto no custo do diesel deveria ser de R$ 0,0126/L.
Mas não é isso que estamos vendo no dia de hoje, a grande maioria do mercado de distribuição, repassou alta no custo do diesel, algo em torno de R$ 0,03/L, alegando justamente o produto importado como um dos motivos.
As narrativas que são utilizadas são de que existe uma defasagem em relação ao preço do mercado interno x mercado externo. E como explicamos algumas vezes em nossos artigos, defasagem nada mais é do que a diferença entre os preços em nosso mercado em relação a outro mercado, não quer dizer que essa diferença será o preço efetivo que a distribuidora irá pagar, é apenas uma estimativa.
O que realmente foi pago é aquilo que entrou de fato nos portos brasileiros, e quando analisamos o dado oficial, o preço chegou mais barato em nosso país.
Por isso é extremamente importante, analisar a variação do preço, pois variação ela reflete a flutuação do que vem acontecendo com as compras das distribuidoras, e o preço ele flutua para cima e para baixo, e em todos os movimentos que temos visto, a variação ela só é positiva, o preço segunda as distribuidoras nunca cai, ele apenas sobe.
Ter um acompanhamento desse dado e de outros que compõe o custo dos combustíveis, mais do que nunca, deve fazer parte da realidade de quem está no dia a dia realizando as negociações. E não estamos falando que é fácil, pois as distribuidoras visam apenas os seus resultados, e o seu “parceiro” que lute, para conseguir o dele.
Mas com informação, essa discussão começa a mudar, e os questionamentos embasados, com dados, com fontes confiáveis, se tornam uma ferramenta poderosa, para desconstruir toda uma narrativa, que no primeiro momento pode fazer sentido, já que vivemos um momento tenso geopoliticamente.
O nosso trabalho é justamente, munir você com o maior nível de informação, para que essa negociação, passe a ser feita de forma mais justa.