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PARAMETRIZAR REAJUSTES – Uma necessidade urgente para os preços dos combustíveis

  • Publicado em 05/04/2024
  • Por: Bruno Valêncio

Falar em preços de combustíveis é abordar um tema de interesse abrangente, pois através do preço é que ocorre a consolidação de todas as políticas econômicas de um segmento, gerando assim a fotografia econômica de um país. Portanto, a gestão do preço é fundamental para a saúde financeira de todo e qualquer negócio.

Direcionando essa premissa para o mercado de combustíveis, com foco nos postos revendedores e empresas consumidoras de adquirirem combustíveis para seus negócios, a necessidade da cultura de PRICING é essencial, pois as variáveis de composição do preço de aquisição dos combustíveis é complexa.

Vejamos os exemplo abaixo de variáveis que compõe os custos dos combustíveis:

  • GASOLINA
  1. Custo Refinaria Gasolina A
  2. Custo Etanol Anidro
  3. Custos Logísticos
  4. Impostos Federais
  5. Impostos Estaduais
  6. Misturas Reguladas
  7. Encargo Financeiro
  8. Prazo de Pagamento
  9. Margem de Remuneração

  • DIESEL 
  1. Custo Refinaria Diesel A
  2. Custo Diesel A Importado 
  3. Custo Biodiesel
  4. Custos Logísticos
  5. Impostos Federais
  6. Impostos Estaduais
  7. Misturas Reguladas
  8. Encargo Financeiro
  9. Prazo de Pagamento
  10. Margem de Remuneração

São muitas as variáveis que compõem a formação de preços dos combustíveis no Brasil, e a depender do tipo de negociação podem ser adicionados outros aspectos específicos. O importante é saber que cada uma destas variáveis possui uma fonte oficial, que contém valor jurídico, e isso transforma a forma que o comprador possui de negociar os preços de aquisição dos combustíveis. A exemplo o Custo Refinaria, conforme a Resolução ANP N 795 de 05/07/2019 as empresas produtoras e importadoras de combustíveis no Brasil são obrigadas a publicar em seus sites, os preços de comercialização de seus produtos às distribuidoras por modalidade de bombeio, ou seja, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que é o órgão responsável pela regulação do mercado de petróleo e combustíveis no Brasil, determina que os preços de compra das distribuidoras de cada tipo de combustível derivado do petróleo seja publicizado por aqueles que produzem e vendem estes produtos.

Veja que essa mudança é recente, antes de 2019, não havia obrigação por parte dos produtores de informarem seus preços de venda, mas como a transparência e o acesso a informação é uma premissa das boas práticas econômicas e o Brasil tem adotado políticas e leis que cumpram as premissas da lei de acesso à informação, desde 2016 temos vivenciado mudanças profundas desse tema, e hoje em dia é possível ter acesso a todos os dados e custos que compõem os preços dos combustíveis.

Sendo assim, o ponto em foco deste texto é a PARAMETRIZAÇÃO de REAJUSTES, e parametrizar nada mais significa que estabelecer parâmetros e inserir algo em padrões.

Porque isso é importante?

Se o mercado de combustíveis vem mudando desde 2016 e os dados de composição de custos dos combustíveis são públicos, porque os reajustes aplicados pelas distribuidoras aos postos de revendedores não seguem dados públicos? Porque o mercado consumidor ainda assina contratos sem fórmula paramétrica de preços com as distribuidoras?

Não faz sentido algum não parametrizar os reajustes dos preços de combustíveis do seu negócio, pois o mercado mudou e os fornecedores não querem estimular a cultura de GESTÃO DE PREÇOS em seus clientes, pois isso traz previsibilidade de custo ao cliente, isso evita que os reajustes sejam maiores que o dado oficial ou menor que o dado oficial, isso impacta os resultados de EBITDA daqueles que por lei são os únicos que podem vender os combustíveis diretamente para postos e empresas consumidoras, isso evita a sobretaxação indevida de margem de remuneração e praticamente resolve o problema de abuso econômico por posição dominante.

A parametrização dos preços é um mecanismo urgente e necessário para resolver problemas como o que vimos essa semana por exemplo no Distrito Federal, onde o sindicato dos combustíveis foram surpreendidos por aumentos no Etanol e na Gasolina aplicado pelas distribuidoras a bel prazer para os postos do estado, sem comprovação de dados ou alinhamento prévio disso. Leia a Matéria

Enquanto os clientes não se posicionarem e negociarem essa mudança na forma de comprar combustíveis, todo um país sofrerá pela falta de gestão. Essa é uma das missões da Valêncio Pricing, contribuir para a mudança cultural da gestão em preços de combustíveis no Brasil, trazendo transparência e igualdade de armas nas negociações dos preços, promovendo benefícios sociais através de nossa expertise.

Já imaginou ter os reajustes sobre os preços de aquisição dos seus combustíveis controlados e parametrizados, conforme abaixo:

A Valêncio Pricing está aqui para ajudá-lo a implantar uma nova cultura de GESTÃO em PREÇOS de COMBUSTÍVEIS. Entre em contato conosco, para que possamos te apresentar como podemos te ajudar.

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