Desde o início do mês de março, temos visto constantes repasses pelas distribuidoras no diesel, com a principal alegação de que o biodiesel vem subindo nas usinas do país. Mas será que realmente esse movimento é real ou é apenas mais uma das diversas justificativas, que são utilizadas pelas distribuidoras?
De fato sim, o biodiesel vem subindo nas usinas do país, tanto que o indexador disponibilizado pela BiodieselBR, que mostra quanto custa produzir um litro de biodiesel, mostra sim uma evolução diária nos custos, com isso vemos um ciclo de 10 semanas consecutivas de queda ser interrompida.
Mas qual o impacto de fato dessa alta nos custos do diesel comercializado?
Essa é uma pergunta que deve ser feita e também mensurada, pois são através dessas notícias ou informações, que as distribuidoras muitas vezes se embasam para poder reajustar o preço do diesel.
Por esse motivo é de extrema importância filtrar e avaliar a informação que chega até seu posto ou até a área de suprimentos da sua empresa, pois muitas distribuidoras utilizam do indexador, que é disponibilizado, para justificar um aumento, que pelo dado oficial é completamente diferente.
O indexador, nada mais é do que um termômetro do que vem acontecendo com os custos de produção, ele não reflete efetivamente o preço pago pelas distribuidoras. a ANP que é o órgão oficial, que divulga os custos de aquisição que as distribuidoras estão pagando por cada litro do biodiesel por região do país. Esse sim é o dado oficial e reflete as negociações definitivas, portanto é o dado a ser utilizado para que você possa saber qual o impacto real que essa alta deve gerar em seu custo de aquisição.
Veja o comportamento do preço do indexador e o comportamento do custo de aquisição, como existe uma lacuna enorme entre eles, e como isso impacta de forma significativa em seu custo.
Pelo indexador, até o dia 10 de março, a variação foi de R$ 0,0616/L, já considerando a mistura de 14% vigente.
Pelo dado oficial da ANP, a variação também já considerando a mistura de 14%, foi R$ 0,0126/L, ou seja, uma diferença de R$ 0,0490/L. para um posto de perfil rodovia, que facilmente comercializa 1 milhão de litros, estamos falando de um adicional de custo de R$ 49.000,00.
Por esse motivo é tão importante ter uma gestão muito próxima de cada item que compõe o custo do seu combustível, e atrelar ao seu contrato índices de reajustes, para evitar que ao longo do tempo esse dinheiro, que poderia ser investido em seu negócio, seja para expansão, marketing ou até mesmo novas aquisições, vá para o caixa da sua distribuidora.
Nós da VPricing, somos especialistas em monitorar todas essas variáveis, para que seu negócio tenha uma gestão detalhada de todos os custos de aquisição de combustíveis.