Se encerrou na última semana a divulgação dos balanços das 3 distribuidoras que têm seus resultados publicados na B3 (Bolsa de Valores). E como já havíamos mencionado em nosso artigo publicado a cerca de 1 mês, quando o primeiro balanço foi divulgado, é de que o resultado para o último trimestre das distribuidoras seria surpreendente, e assim foi.
Vimos o segmento obter margens generosas, mesmo com uma perda de participação de market share das 3 principais distribuidoras do país.
Em termos de volume, vimos o mercado crescer 4,88% em 2023, quando comparado com 2022, segundo dados da ANP.

Enquanto as grandes distribuidoras perderam participação de mercado no mesmo período.

Porém no sentido contrário, vimos as margens crescerem no mesmo período.



Mas afinal de contas, qual o problema das distribuidoras terem margens altas, entregarem resultados satisfatórios para seus acionistas?
Nenhum, pois vivemos em um sistema capitalista, onde as empresas têm que dar resultados, para conseguir investir, gerar empregos, pagar impostos, fazer a “roda girar”.
O problema, é que esses resultados têm vindo na grande maioria das vezes, como penalização para seus clientes, como aumentos sucessivos de preços sem qualquer justificativas, restrições de produtos em momentos de altas que já eram sabidas, como retorno de impostos, mudanças de misturas, alteração de tributação, com contratos sem transparência, onde não existem quaisquer cláusulas, que mencione qual a dinâmica de reajustes dos preços, ou seja, quem determina como os reajustes serão aplicados, é a vontade da distribuidora. E isso é um prato cheio, para vermos cenários como esses, onde elas fazem o que querem, da forma que querem e quando querem.
Já falamos sobre isso algumas centenas de vezes, mas enquanto os clientes das distribuidoras não mudarem sua forma de negociação, exigindo mais transparência nos seus contratos, enquanto foram passivos e aceitarem tudo o que elas fizerem, hoje existem várias formas de realizar denúncias, seja via ANP, CADE, SENACON, registrarem tudo o que aconteceu com seus custos de aquisição, seja por email, conversas de aplicativos, fotos, veremos cada vez mais a concentração de mercado na mão poucos, e clientes de pequeno porte tendo seus negócios fechados ou vendidos para grandes redes.
Você, revendedor e consumidor final, precisa urgentemente mudar a forma com que negocia seu combustível, o mercado evoluiu rapidamente e continuará evoluindo, e nós da VPricing, estamos aqui para te ajudar no acompanhamento dessa evolução.