Começaram a divulgação da temporada de balanço das distribuidoras de combustíveis, e mais uma vez no primeiro balanço divulgado, vemos outro resultado surpreendente de uma das grandes, com uma margem EBITDA de R$ 194/m3, no 4 trimestre de 2023, isso levando em conta que houve uma retração de volume em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano.
Comparando com o quarto trimestre de 2022, houve um crescimento na margem de 130%, será que você, revendedor ou grande consumidor, viu seu resultado de margem crescer nesta proporção?
Temos visto um movimento, principalmente das grandes distribuidoras, de abrir mão de volumes, e priorizarem apenas margem, mas será que esse é realmente o melhor caminho?
Já vimos algo parecido em um passado não tão distante, e quem acaba sendo o maior prejudicado acaba sendo o revendedor, pois ele tem um contrato de exclusividade, onde tem a obrigação de comprar apenas da distribuidora ao qual ostenta a imagem, e em praticamente 100% desses contratos, não existe qualquer cláusula que prevê como o seu preço irá se comportar ou longo do tempo, dando espaço para a distribuidora agir da forma que quiser.
Esse movimento não parece ser o mais inteligente, pois sufocar o seu “parceiro”, que leva sua imagem para o grande público, que se comprometeu a ser fiel ao seu produto e a sua marca, causa um grande desgaste, e que deixa feridas que leva tempo para ser curada, ou até mesmo nunca mais se cura.
Por esse motivo, sempre frisamos a importância de ter uma gestão detalhada de todos seus custos de aquisição, pois ter o registro de tudo o que acontece, estar embasado tecnicamente e juridicamente em uma negociação faz total diferença na sua relação com seu fornecedor.
O resultado será efetivo em 100% das vezes? Temos a certeza que não, mas não acompanhar, monitorar e cobrar, te deixará vulnerável e sem direção nessa batalha diária dos centavos.
A mudança desse movimento já começou, e a revenda precisa entrar nesse jogo, pois caso contrário verão às margens do segmento de distribuição cada vez maiores, e a dos seus postos de deteriorar, principalmente aquele revendedor que tem um ou dois postos.
Nosso trabalho enquanto empresa é justamente ajudar você, que é comprador de uma grande empresa, revendedor ou comprador de uma rede de postos. Temos uma ferramenta que lhe permite monitorar tudo o que acontece com o seu preço, e nossa expertise e vivência dentro do segmento de distribuição, lhe dará todo subsídio necessário para ir à batalha das negociações preparado.
Ainda faltam outros resultados a serem divulgados, mas a expectativa é que venham novamente surpreendentes, que isso sirva de estímulo para você, possa refletir e começar a mudar sua forma de comprar combustíveis.