Esse é um tema que estamos tratando corriqueiramente em nossas publicações, dada a importância que essas alterações irão gerar no custo de aquisição do diesel.
Por ser o combustível mais consumido em nosso país, e o que movimenta a nossa economia, as alterações que teremos em determinadas regiões gerarão impactos significativos de aumento de preço, devido as mudanças.
A entrada da monofasia do ICMS no país todo, onde o ICMS para o diesel passará a ter um único valor de R$ 0,9456/L, e o aumento de 10% para 12% na mistura de biodiesel, que acarretará um aumento entre R$ 0,02/L e R$ 0,0250/L, em um estado com a veia na agricultura muito forte, irá gerar um impacto próximo a R$ 0,45/L de alta no dia 01/04.
Mas também temos estados onde o ICMS vigente é maior do que o novo ICMS que entrará em vigor, e consequentemente haverá uma baixa no valor do diesel, porém são exceções, na grande maioria dos estados o impacto será de alta, e mais do que nunca é importante monitorar essas variações e quais seus impactos.
E são nesses momentos de variações que pode vir a confusão, e essa confusão de números é um prato cheio para que as distribuidoras se aproveitem do momento, para um famoso aumento de margem.📈
Tanto que já estamos vendo distribuidoras restringindo carregamentos, para passaram a virada do mês com seus estoques cheios a capturarem margem na mudança que ocorrerá.
Esse é o trabalho que nós aqui da Valêncio Consultoria entregamos para nossos clientes, trazer mais transparência nas informações, para que todos possam saber exatamente o que está acontecendo com as variáveis que impactam no seu preço de aquisição e consequentemente não serem enganados por informações onde existe o conflito de interesse.
Por: MURILO GENARI BARCO | Diretor Comercial
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