Esse é um assunto que mais do que nunca vem à tona, principalmente com as mudanças ocorridas na diretoria da Petrobras.
Essa é metodologia utilizada pela Petrobrás para aplicar os reajustes de preços no mercado interno. Como temos uma dependência importante de produto importado, principalmente diesel, temos a necessidade de comprar produto no mercado externo para suprir a nossa necessidade interna.
Isso acontece não de hoje, mas de muito tempo atrás, principalmente pela falta de investimentos em refinarias no Brasil.
Com o estouro da guerra entre Rússia e Ucrânia no início de 2022, o custo do produto importado passou a ser mais impactante para quem compra combustíveis das distribuidoras em nosso país, como os grandes consumidores e os postos. E o custo do importado para as distribuidoras passou a ser assunto de lei dentro da sua formação de custo de venda, principalmente para o diesel, onde dependemos de cerca de 30% de produto que vem de fora do país.
Não é de hoje que importamos diesel e gasolina, isso acontece a muito tempo, porém com o estoura da guerra, a dificuldade de oferta de produto para mundo, o alto valor do Barril e do dólar, o produto importado deixou de ser utilizado pelas distribuidoras como ferramenta para ganho de margem, como ocorreu no passado, pois importar não era apenas por necessidade de suprimento, mas também oportunidade de capturar margem, com a oferta de produto mais barato no mercado externo.
Com a inversão de cenário, as distribuidoras começaram a repassar esse custo para seus clientes, e não há nada de errado nisso, visto que elas não são instituições de caridade e precisam pagar esse custo adicional de alguma forma.
O único problema, é que nos momento como o que vivemos agora, onde importar está muito mais vantajoso do que comprar produto da Petrobras, as distribuidoras se silenciam, o importado deixa de ser assunto, pois se aproveitam desse momento para aumentarem suas margens. E ficam as seguintes perguntas, o custo do importado ele só é repassado quando ele fica mais caro? Porque você não escuta sua distribuidora, que é sua “parceira”, te dar o benefício do importado mais barato para que possam aumentar suas vendas?
Nesse jogo vemos que a parceria ela tem apenas mão única, a mão mais forte.
Por: MURILO GENARI BARCO | Diretor Comercial